Comtur estuda modelo de pórtico para a cidade - Jornal Cruzeiro do Vale

Comtur estuda modelo de pórtico para a cidade

05/08/2011

fotopg9abrecolorMD.jpgHá cerca de cinco anos os integrantes do Conselho Municipal de Turismo, Comtur, discutem a importância da instalação de um pórtico turístico para a entrada da cidade.

Diversas vezes o grupo procurou auxílio da iniciativa privada e também pública para tornar o anseio em realidade e apenas agora a ideia começa a ganhar vida através do esboço de um projeto, que mostra as formas e modelos que poderia ter o pórtico gasparense.

A ideia é instalar o pórtico no trevo de acesso a Gaspar pela  BR-470. ?O pórtico dá uma ênfase diferente para a cidade, fica uma entrada bacana que chama a atenção do turista. O local é ideal porque é próximo de onde futuramente será construído o novo centro de eventos municipal e ainda quem chega por este lado, dá de frente com a Igreja Matriz?, resume o presidente do Conselho, Edson Caressato. Para ele, o portal precisa ser bonito, ter a cara da cidade, mantendo a identidade de Gaspar e ainda ser planejado para ser admirado no futuro.

A iniciativa privada não demonstrou interesse no projeto. Edson conta que então o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Dayro Bornhausen, se prontificou a esboçar o projeto, que foi apresentado para os integrantes do Comtur na reunião mensal, realizada nesta segunda-feira, 1º de agosto. O projeto ainda pode passar por alterações e a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento deve solicitar que ele entre para o orçamento municipal do ano de 2012. Edson afirma que o Comtur ainda não sabe se o pórtico será construído com dinheiro do município ou do Ministério do Turismo.

Edição 1315

Comentários

Mario
08/08/2011 08:25
Pelo q percebi na foto, ficará bem próximo ao acesso da R.Hercilio F Zimmermann. O tempo que os motoristas perdem para ler a placa, vão desviar a atenção da rodovia, o que aumentará consideravelmente o nº de acidentes. MAIS UMA BURRADA?????
Mauro Lanznaster Filho
05/08/2011 18:03
Comtur estuda modelo de pórtico para a cidade!
Ótima iniciativa. Gaspar deve e precisa investir no apelo visual da cidade, e um bom começo se dará através do pórtico. Parabéns aos membros do COMTUR, principalmente aos integrantes que fazem parte do quadro de funcionários da prefeitura. Ficamos satisfeitos ao saber que lá ainda existem pessoas comprometidas e preocupadas com a cidade que ultimamente parece abandonada.
Aproveitando, vale a pena ressaltar que Gaspar não precisa só de um pórtico, precisa de pelo menos quatro! É isso aí, quatro! Uma para cada entrada da Cidade. Mas não adianta só o portico, é preciso mobilizar todas as áreas e investir também em acessibilidade. Não é esta a palavra da moda e que volta e meia gera discussões que envolvem o DITRAN?
No acesso principal, via BR-470, é preciso investir naquela via de acesso, a rua Hercílio Fides Zimmermann. Naquela exaustiva rotatória da cabeceira da ponte e claro no trevo da BR. Espero que ninguém se arrisque em dizer que o que existe hoje lá é um trevo, porque não é. Aquilo é apenas um acesso, um perigozíssimo acesso. Depois uns e outros ainda dizem que o problema de acidentes é o excesso de velocidade. Mas sabe qual é o problema, a prefeitura vai ficar esperando os cumparças do governo federal (*) liberarem uma verba que nunca vai vir. É o que acontece com a ponte. Não adianta esperar, precisamos de uma ação agora, já! Querem um exemplo? A resposta é o acesso que o posto pioneiros vez. Parabéns aos administradores do estabelecimento!
Falando em pórtico, imaginem só aquele lindo, grande e maravilhoso pórtico dando as boas vindas aos turistas. Com a Igreja ao fundo chamando a atenção. Enquanto isso, os motoristas se distraem e mais acidentes acontecem naquele acesso. Depois ao entrar na cidade, os motoristas sem irritam, com o péssimo e esburacado acesso que a via tem e ainda levam multa no "caça-níquel". Conclusão, nunca mais voltam. Prefererem passear em Blumenau que tem muito mais opções, o trânsito é muito melhor sinalizado e organizado!
Poxa vida! Estamos nos aproximando de eventos importantíssimos para o país e mesmo que nossa cidade não seja cede de nada, mas pessoas de foram vão adorar passear aqui. Conhecer parques aquáticos, se deliciar com as especiarias locais, fazer compras, ou mesmo que seja só dar uma paradinha para abastecer e fazer um lanche. Não seria mais convidativo uma limpa, organizada, moderna?

Chega de coisas feitas pelas coxas para durar 4 anos!
Maria Cecília
05/08/2011 16:35
Concordo com a necessidade da preocupação com a segurança no trânsito, mas eles não podem esperar a 470 ser duplicada para ter que começar a pensar no turismo. Os trabalhos devem ser paralelos.
Luiz Carlos
05/08/2011 13:57
Seria bem mais importante os Srs. do COMTUR organizar uma grande mobilização na região para implantação do trevo na entrada da cidade. Isto sim seria uma preocupação necessária e um bom cartão postal na entrada da cidade. Este portalzinho pode ficar para mais tarde, não tem tanta importancia assim. Devemos nos preocupar primeiro com as vidas que estão sendo ceivadas e famílias traumatizadas pela falta de segurança no local.
Vanilson
05/08/2011 13:29
A iniciativa é boa, a entrada vai ficar bacana, tem vista frontal da igreja e tudo mais, mas de nada adianta a beleza se o próprio trevo de acesso continuar sendo o perigo que é não acham??
Se com toda a atenção voltada ao trânsito já temos um cenário trágico no trevo, imaginem se a ''entrada bacana'' tirar o foco dos motoristas...

Não é um comentário só para ''malhar o pau'', mas sim para chamar a atenção das autoridades sobre um problema grave que parece não ter solução, e acredito, que de muito mais importancia que enfeites e adornos.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.