Comunicação empresarial se adapta à Era Digital - Jornal Cruzeiro do Vale

Comunicação empresarial se adapta à Era Digital

01/06/2011

A vida contemporânea está cada vez mais envolvida com a internet e com as mídias digitais. Estudos, trabalho e a comunicação entre amigos deixaram de ser registrados apenas em papel e hoje tudo está digitalizado e disponibilizado em um ambiente virtual, aberto a infinitas possibilidades de desenvolvimento de atividades.

Gaspar, no entanto, mostra-se atrasada. Não são todos os pontos da cidade que têm acesso à internet, impedindo que os moradores tenham acesso a este universo de possibilidades. No entanto, em outras áreas, as vidas das pessoas e funcionamento de empresas já se mostra atrelada à internet e à vida digital. Uma prova disto é o estilo de vida de pessoas como Fernanda Wieser, relações públicas da Guepardo, empresa do ramo de camping e esportes ao ar livre.

Seu trabalho é desenvolvido em grande parte nos meios digitais. A empresa está presente em redes sociais como Facebook e Orkut, na rede de microblogs Twitter e também no Youtube, site para hospedagem e compartilhamento de vídeos.

?Nosso cliente é o lojista. A internet é o único meio, além do telefone, que temos para interagir com o consumidor final do produto. Por esses meios, o consumidor fica sabendo de lançamentos antes que cheguem nas lojas e procuram por eles, o que também nos ajuda na questão das vendas?. Além disso, a internet é usada também para trazer reconhecimento e fortalecer a marca, que já é a com mais presença digital na área. Ainda assim, pretendem aumentar a presença no facebook e planejam um novo site, para tornar o trabalho mais forte no mundo digital.

Não é apenas para trabalho que Fernanda usa a internet. Ela possui um blog que fala sobre moda, comportamento, beleza e tendências em parceria com sua irmã, Ruana. A página tem uma média de 550 acessos diários, principalmente da região do Vale do Itajaí. Sua família possui uma marca de roupas, a Nanaquel, que também pode ser encontrada online, em uma loja virtual.

?Muita gente de fora de Gaspar fazia pedidos pelo Orkut, então para tornar mais ágil e prático, resolvemos criar a loja virtual, que além de facilitar torna a marca conhecida?, comenta Fernanda.

Para a relações públicas, a internet facilita o trabalho com o consumidor, que encontra um canal de comunicação que funciona 24 horas por dia. Ela acredita que são muitos os benefícios e ainda auxilia a entender o desejo do consumidor.


Redes Sociais ajudam a divulgar os trabalhos das empresas direto para os consumidores finais

Marketing Digital. É neste departamento específico que Nadine Genies, 35 anos, trabalha. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em comunicação empresarial e MBA em planejamento e marketing digital, o seu trabalho na Linhas Círculo se resume apenas ao que diz respeito às mídias digitais.

De acordo com Nadine, há uma estratégia de divulgação da empresa nos meios digitais, que inclui também os representantes e clientes.
Para estes, foi entregue o ?Manual Digital Círculo?, que os mostra onde encontrar a empresa nos novos meios e o que pode ser feito nestes meios.
?Não é uma simples transferência do marketing impresso, é uma comunicação específica. Neste ponto abordamos também blogueiras, profissionais e consumidoras. Os representantes são treinados para entender os novos tipos de venda e como os meios digitais podem auxiliar?, explica.


Redes Sociais

A Círculo está presente no Orkut, Facebook, Youtube e tem seu próprio site, com um blog destinado a seu público-alvo.
?O projeto digital deve ser muito bem planejado, pois não adianta criar ambientes e colocar informações que não sejam relevantes para os consumidores?.

O site da empresa tem cerca de 100 mil acessos por mês, inclusive de outros países e é destinado para mulheres acima de 45 anos.


Uma realidade ainda distante para alguns

Enquanto algumas empresas buscam estar cada vez mais presentes no mundo digital, outras ainda não demonstram esta preocupação. Rodrigo Schramm, 19 anos, trabalha na estamparia de seu pai, no bairro Macuco, onde nem sequer a linha telefônica chegou ainda. Nem a empresa e nem o próprio Rodrigo estão presentes no mundo digital. ?Um amigo meu já chegou até a me perguntar se gostaria de ter um Orkut, mas não tenho interesse. Sei a função da internet, mas não a utilizo?.

Edson da Silva, 33, trabalha na mesma estamparia, e comentou que é difícil conquistar novos clientes, pois não há onde mostrar o trabalho. ?É mais no boca a boca mesmo. O trabalho fica conhecido quando alguém fala bem do serviço para outra empresa. Esta é a forma que temos de conquistar novos clientes?.

A equipe de redação do Jornal Cruzeiro do Vale tentou contato com a Oi para saber quais são as áreas de Gaspar que não são contempladas com os serviços de telefone e internet, porém não obteve a informação.

Comentários

Silvone
01/06/2011 20:30
o pessoal da oi, ligou me oferecendo um plano de internet, que na realidade nao existe para Gaspar, a desculpa deles foi que nao existe concorrencia aqui. por isso o valor e alto e nao existe planos.
a unica central e no centro de gaspar, e conforme a distancia a internet nao funciona, fora que nao e atualizada a tempo.
na era digital, Gaspar esta atrasada e nao ha investimentos quanto a isso.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.