Cerca de 40 moradores do Barracão, Bateias e Vila Isabel participaram da reunião realizada na noite desta quarta-feira, 10, para discutir soluções para o cemitério do bairro, que necessita de ampliação e reparos urgentes. A reunião agendada pela Prefeitura foi mediada pela equipe da Procuradoria do município, Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.
Segundo a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt, o município irá adquirir um terreno nos fundos do cemitério para garantir a abertura de novos túmulos no local. ?A negociação já está bastante adiantada e até o final do ano deve estar resolvida?, afirma a secretária.
Outra proposta apresentada para a comunidade foi a de fazer a ocupação do cemitério no modelo vertical, construindo os túmulos em forma de gavetas e com um modelo sustentável. Segundo a equipe do Meio Ambiente, a medida proporciona o melhor aproveitamento do solo, e o tratamento do chorume, para que não polua o meio ambiente.
A proposta é vista com bons olhos pelo morador Enéas Lana, que participou da reunião. ?Nosso cemitério tem muitos túmulos abandonados e ao mesmo tempo falta espaço para a construção de novos túmulos. Acho que essa proposta de fazer um cemitério vertical é importante, pois a nova legislação pede?, comenta.
O presidente da Associação de Moradores da localidade de Vila Isabel, Bernardo de Souza, afirma que achou a proposta ótima. ?Um cemitério vertical é realmente a solução para nosso problema, pois não temos mais espaço e nosso bairro cresce cada dia mais, assim este modelo atenderá mais a demanda?, declara.
Administração
Além de adquirir um novo terreno e propor a construção de um cemitério vertical, a Prefeitura também afirmou aos moradores que pretende fazer uma concessão para que uma empresa possa administrar os cemitérios do município. De todos os cemitério da cidade, apenas o do bairro Santa Terezinha é administrado por empresa terceirizada. A medida ajuda a manter o local limpo e em ordem.
O cemitério do Barracão apresenta problemas em sua infraestrutura há anos. O problema já foi denunciado pelo Jornal Cruzeiro, porém, até o momento nenhuma medida foi tomada para garantir melhorias e manutenção no local. ?Já fizemos muitas reuniões para discutir este assunto, acredito que agora, finalmente, vamos ver nosso cemitério ser melhorado?, comenta o presidente da Associação de Moradores.
edição 1246
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).