As águas trouxeram consequências e alteraram a rotina e eventos programados nas cidades do Vale do Itajaí. Um dos eventos cancelados foi a manifestação que estava programada para acontecer no final da tarde de sexta-feira, no trevo de acesso da BR-470, mais conhecido pelos gasparenses como trevo da morte. A interrupção da rodovia, que estava marcada para às 16h, será remarcada para outro momento, em função das chuvas e problemas trazidos por elas.
?Neste caso de enchente, não temos como fazer, será adiado para um outro momento que ainda não definido?, comentou Evandro de Mello de Amaral, sargento do Corpo de Bombeiros de Blumenau, mas que participa como civil desta manifestação. A data da manifestação havia sido decidida em uma reunião com lideranças municipais como representantes de Consegs, Associações de Moradores e Corpo de Bombeiros Comunitários, realizada no dia 7 de Setembro e contou com apoio da Prefeitura de Gaspar. Uma nova reunião deve acontecer para definir a nova data em que a rodovia será paralisada para chamar a atenção para a falta de segurança do trevo.
Esta comissão organizou também um abaixo-assinado que deveria ser entregue a um procurador do Ministério Público Federal em um encontro que aconteceria na tarde desta quinta-feira. Porém esta reunião com o procurador teve de ser cancelada devido ao princípio de enchente que havia em Blumenau no momento. ?Vamos aproveitar então para deixar o abaixo-assinado correndo pela cidade e coletar o maior número possível de assinaturas para ter mais argumentos com o procurador?, contou Evandro. Os gasparenses que desejarem reforçar os pedidos do documento podem assiná-lo na Relojoaria Soares, Junkes Contabilidade e Associação de Moradores da Margem Esquerda ? Pedro Simon. De acordo com Evandro, o documento cita as tantas tentativas para que algo fosse feito para minimizar acidentes e solicita o apoio do Ministério Público para que alguma providência seja tomada.
Lombadas
?Com certeza, as lombadas ajudarão e evitam que acidentes aconteçam caso sejam bem sinalizadas?, acredita Evandro. O prefeito Celso Zuchi continua firme na decisão de instalar lombadas nas proximidades do trevo para a redução da velocidade dos motoristas. ?Temos consciência de que não é jurisdição do município, mas o povo cansou de pagar com a vida?, declarou o prefeito. Ele acredita que o Dnit não irá multar a prefeitura, pois se trata de uma ação em prol da comunidade.
Antes da instalação das lombadas, de acordo com o prefeito, o primeiro passo é a sinalização das vias, que será finalizada com a pintura do asfalto assim que as chuvas passarem. As lombadas são uma solução paliativa. O prefeito pretende pressionar o Dnit após a instalação delas para uma solução definitiva.
O Dnit foi procurado pela equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale para opinar sobre o assunto, porém ninguém atendeu aos telefonemas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).