A nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança do bairro Santa Terezinha toma posse nesta quinta-feira, 7, na nova sede da entidade, que funciona anexa à escola do bairro. A cerimônia vai empossar o presidente reeleito, Antônio Moraes Laurindo, e demais integrantes da diretoria que estará à frente das atividades do Conseg nos anos de 2011 e 2012.
O evento inicia às 19h30 e é aberto para a comunidade, que pode e, segundo o presidente, deve participar dos encontros do Conseg. ?Agora que temos nossa sede própria, a comunidade tem um local onde pode estar participando, trocando ideias e apoiando este projeto, que é fundamental para o nosso bairro, pois a segurança é um tema problemático e devemos continuar buscando soluções sempre?, destaca o presidente reeleito.
Para o novo biênio, Antônio espera aperfeiçoar as atividades do Conselho e dar continuidade aos projetos que já vem trazendo resultados, como o Esporte Seguro, que oferece atividades esportivas para as crianças do bairro de forma gratuita. Ao todo, 62 crianças integram o Esporte Seguro e há uma fila de espera. Neste ano, além do futsal o grupo pretende reforçar as aulas de xadrez e tênis de mesa. ?Este projeto tem trazido excelentes resultados, mas precisamos de apoiadores para mantê-lo?, relata Antônio.
Conseg
O Conseg é um conselho formado por pessoas do mesmo bairro, que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. O programa tem o apoio da Polícia Militar da cidade, que recebe denúncias de problemas através das caixas coletoras depositadas em pontos comerciais do bairro, onde a comunidade pode fazer denuncias anônimas sobre situações que carecem de intervenção policial. O Conseg tem como objetivo envolver todos os cidadãos que moram, estudam ou trabalham na comunidade e que possam, voluntariamente, auxiliar a instituição policial na busca de soluções que atuem sobre as causas da violência e da criminalidade, proporcionando desta forma mais segurança e uma maior qualidade de vida.
Cada Conselho Comunitário de Segurança define suas prioridades, pois as comunidades possuem diferenças culturais, econômicas e sociais entre si, porém existem alguns objetivos comuns a todos os CONSEG's, entre os quais podemos citar:
- Aproximar e integrar mais a polícia e a população;
- Planejar a ação comunitária e avaliar os resultados;
- Encaminhar coletivamente as denúncias;
- Levar diretamente à autoridade superior as reivindicações e as queixas da comunidade;
- Auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade;
- Desenvolver campanhas educativas visando orientar a população.
edição 1280
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).