Conselheiras Tutelares atenderam mais de 850 famílias em 2010 - Jornal Cruzeiro do Vale

Conselheiras Tutelares atenderam mais de 850 famílias em 2010

18/12/2010

A inadequação ao convívio familiar foi um dos principais problemas detectados pelas conselheiras tutelares de Gaspar nos atendimentos realizados durante todo o ano de 2010. Ao todo, cerca de 850 famílias foram atendidas pelo órgão no decorrer do ano e segundo as conselheiras a maioria delas teve mais de um direito violado.

Para Zenita de Oliveira, presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, uma das principais causas para o aumento no número de casos atendidos e direitos violados é a falta de políticas públicas e a falta de estrutura familiar. ?Precisamos resgatar os valores da família com urgência, para evitar que cada dia mais crianças e adolescentes tenham seus direitos violados. Além disso, precisamos lutar por políticas públicas que amparem estas famílias?, aponta a conselheira.

Em quase todos os casos atendidos as conselheiras perceberam a violência psicológica, sofrida pela criança e pelo adolescente dentro do próprio ambiente familiar. São casos onde as vítimas convivem com pessoas que fazem uso de substâncias entorpecentes, álcool e drogas, e casos onde as crianças presenciam cenas de violência física e psicológica entre os próprios pais.  ?Para estes e todos os outros casos damos encaminhamento para uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados, que atendem as famílias até que a estrutura volte a funcionar?, esclarece a conselheira.

O Conselho Tutelar de Gaspar atende no Gascic e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3332-0193.

 

edição 1256

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.