Conselho Tutelar registrou 907 casos no ano passado - Jornal Cruzeiro do Vale

Conselho Tutelar registrou 907 casos no ano passado

16/01/2009

10MD.jpgMais de 900 crianças e adolescentes foram atendidas pela equipe do Conselho Tutelar de Gaspar durante o ano de 2008. O número de atendimento mantém a média dos anos anteriores e é considerado alto pelos especialistas.

Segundo as conselheiras tutelares, o número de atendimentos realizados em Gaspar é semelhante ao de cidades como Itajaí, Blumenau e Joinville, que possuem milhares de habitantes a mais do que Gaspar.

Entre os principais casos atendidos pelas conselheiras em 2008, estão os casos de violação do Direito Fundamental a Convivência Familiar e Comunitária. Neste item encaixam-se 748 dos 907 casos atendidos durante todo o ano.

Esta violação corresponde a casos de violência física, violência psicológica, abuso sexual e convivência com dependente de drogas e álcool, dentro da própria casa. Segundo as conselheiras, é comum na cidade casos de crianças que convivem com estes problemas.

Denúncias
Os casos chegam até o Conselho Tutelar através de denúncia da comunidade. As denúncias podem ser anônimas ou identificadas. Os casos só são registrados após a visita das conselheiras na residência e a comprovação da denúncia.

Recuperação
Segundo as conselheiras, as famílias denunciadas são orientadas a participar de programas oferecidos pelo município, como o Programa de Apoio e Orientação Sócio-Familiar.

Coordenado por uma pedagoga, uma psicóloga e uma assistente social, este programa atende as crianças que tiveram seus direitos violados e todos os seus familiares. São realizadas visitas nas residências, reuniões de grupos e reuniões individuais.

Os familiares geralmente são encaminhados para outros programas oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Segundo as conselheiras, casos de negligência com as crianças também são muito comuns na cidade. São casos em que os pais não se responsabilizam pelos filhos e deixam as crianças sem acompanhamento e educação adequada.

As conselheiras revelam que muitas famílias encaminhadas para os atendimentos oferecidos pelo município concluem o tratamento e acabam se recuperando, voltando a vida familiar normal.
Porém, em alguns casos voltam a ocorrer violações dentro de casa que, quando comprovados, voltam a ser atendidos pelas conselheiras.

SERVIÇO
Atualmente, cinco conselheiras integram a equipe do Conselheiro Tutelar de Gaspar. Denúncias de abusos, maus tratos e abandono de crianças podem ser feitas através do telefone 3332-0193.

No ano de 2008 foram atendidos 907 casos, totalizando 1.301 direitos violados
Direito fundamental à Vida e Saúde - 10 casos
Direito fundamental à Liberdade, respeito, Dignidade - 135 casos
Direito fundamental à Convivência Familiar e Comunitária - 748 casos
Direito fundamental à Educação, Cultura, Esporte e Lazer - 406 casos
Direito fundamental à profissionalização e Proteção no Trabalho - 2 casos

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.