Consumidores estão em busca de praticidade - Jornal Cruzeiro do Vale

Consumidores estão em busca de praticidade

11/07/2008

fotopg6abre.jpgAntes da popularização das máquinas fotográficas digitais no mercado, o fotógrafo Ivandro Duarte realizava a impressão de cerca de 45 mil fotos por mês. As fotografias vinham nos já quase extintos rolos de filmes, que demoravam algumas horas para serem revelados e impressos. Hoje, o número de revelações feitas por Ivandro caiu para 8 mil, refletindo a mudança de comportamento dos consumidores gasparenses.

Essa alteração dos hábitos de consumo também pôde ser sentida pela vendedora Simone Russi, que trabalha há três anos com a venda de celulares e aparelhos digitais. Segundo ela, muitas pessoas optam por deixar de lado as câmeras fotográficas para adquirir, em um único aparelho, os serviços de telefonia, foto e música. "Os consumidores buscam mais a praticidade e a facilidade de ter várias funções em um único aparelho. Afinal de contas, por que eu precisaria carregar uma máquina fotográfica se posso dispor de uma em meu celular?", destaca.

Toda essa revolução digital causou uma queda na procura por serviços do ramo. Ivandro conta que, apesar do aumento no número de máquinas digitais, as revelações deste tipo de produto ainda são tímidas. "Fizemos um grande investimento em tecnologia para oferecer boa qualidade de imagem para os consumidores, mas por enquanto operamos com cerca de 10% de nossa capacidade", conta o fotógrafo.

Jeislaine Domingos, que trabalha há quatro meses em uma revendedora de celulares, revela que se surpreendeu com a grande procura pelos aparelhos com múltiplas funções. Para ela, quanto mais acessórios o produto tiver, mais facilmente será vendido. "A função de foto é um fator indispensável, cada vez mais as pessoas procuram máquinas com boa resolução, tocadores de MP3, e outros acessórios", ressalta.

Outra questão levantada pelos comerciantes é a popularização dos aparelhos digitais. Ivandro aponta que a concorrência aumentou bastante nos últimos anos. "Hoje em dia é possível encontrar máquinas digitais até mesmo em supermercados, coisa que não se via há alguns anos". Ele acrescenta que o investimento também se torna complicado, pois a cada semestre novos produtos são lançados.

Apesar disso, o profissional acredita que o mercado caminha em uma nova fase, que já consolida a tecnologia e que deverá mudar ainda mais os hábitos e costumes de consumo da população.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.