Fortalecidas por normas mais estáveis, aumento de patrimônio líquido via financiamentos do governo e sendo supervisionadas pelo Banco Central, as Cooperativas de Crédito registraram um aumento no número de associados e conquistaram o seu espaço em Gaspar e todo o Vale do Itajaí. Na região são conhecidas cooperativas de crédito como a Blucredi e a Viacredi, entre outras.
A Blucredi, por exemplo, foi constituída como Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo em 2000, por grupos de 55 servidores públicos municipais, que enxergaram a necessidade e a oportunidade de oferecer produtos e serviços financeiros para um público pouco valorizado pelos bancos normais. Desde então, a Cooperativa vem crescendo e ultrapassou a marca, em 2007, de 16 mil associados.
Já a Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí - Viacredi tem mais de 78 mil cooperados, em benefício dos quais promove o desenvolvimento econômico e social, através da prestação de serviços financeiros, com qualidade e a custos baixos, orientada pelos princípios cooperativistas. Atualmente são 39 Postos de Atendimento.
Muitos especialistas acreditam que o principal motivo da entrada destas cooperativas no mercado financeiro é o baixo custo do dinheiro oferecido aos associados. Um estudo comparativo revela que o diferencial médio das taxas de juros chegou a 2,61% ao mês em relação aos bancos comerciais tradicionais. Ou seja, as cooperativas "pouparam" R$ 589 milhões mensais de seus clientes em 2008, segundo a estimativa.
O segredo do cooperativismo de crédito está no baixo custo de captação dos recursos. Protegidas pelo ato cooperativo, que desonera as operações de pagar PIS-Cofins, IOF, CSLL e IR, as sociedades têm ainda um quadro enxuto, baixos custos administrativos, spreads reduzidos e, sobretudo, não têm o lucro como seu principal motor. Na doutrina cooperativista, lucros são "sobras".
E são, obrigatoriamente, distribuídas aos associados ou reinvestidas no negócio.
Fonte: Noticenter
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).