Na segunda-feira, 13 de setembro, a Prefeitura de Gaspar dá início à vacinação contra o coronavírus em adolescentes. Os primeiros a serem vacinados são os jovens de 17 anos, paralelamente aos menores de idade com algum das comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde. A ação acontece na Arena Multiuso, no bairro Margem Esquerda, das 8h às 14h.
A Secretaria de Saúde reforça que é necessário a autorização dos pais ou responsáveis para imunizar a faixa etária de 12 a 17 anos. No momento da vacinação, os jovens devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. No caso dos adolescentes com comorbidades, precisa levar ainda um atestado ou laudo que comprove doença.
Para comprovar a condição de comorbidade e deficiência permanente é necessário laudo médico, exames, cartões de gratuidade do transporte coletivo que indique a condição de deficiência permanente, laudo de obesidade; declaração de equipe multidisciplinar, que indique a condição de deficiência ou comorbidade; autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento) para os casos de deficiência permanente grave.
a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
c) Cardiopatias congênitas e adquiridas;
d) Doença hepática crônica;e) Doença renal crônica;
f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
i) Obesidade grave;
j) Síndrome de Down.
O reforço de terceira dose da vacina para idosos também inicia nesta segunda-feira, dia 13. Por conta do quantitativo de doses recebidas, poderão procurar o Centro de Vacinação idosos com 85 anos ou mais que tomaram a segunda dose há mais de 6 meses. A dose de reforço deve ser de um imuno diferente do aplicado nas primeiras doses. No momento a vacina disponível é a Pfizer.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).