Corpo de Bombeiros de Ilhota em nova sede - Jornal Cruzeiro do Vale

Corpo de Bombeiros de Ilhota em nova sede

03/04/2009

12MD.jpgApós quatro anos servindo a comunidade no combate a incêndios e resgate de vítimas, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota ganhará uma nova sede e a partir da próxima semana deverá atender à população no terreno que abriga o Parque Industrial Encanto do Vale, localizado na rua Leoberto Leal, Centro.
O bombeiro voluntário Julian Pereira, que atua na corporação há mais de três anos, conta que a mudança deverá beneficiar os trabalhos prestados pelos bombeiros na cidade. "Temos um espaço muito pequeno aqui onde é a atual sede e precisamos dividir com outras entidades, pois o prédio não é nosso", destaca.
Com a transferência das atividades, os socorristas também poderão dispor de uma área maior para realização de treinamentos e capacitações, já que atualmente a corporação conta com 40 bombeiros voluntários e outros três efetivos, que auxiliam na administração da entidade e atendimento à população.
Um dos responsáveis pela entidade, Vilmar Batista, conhecido como Expresso, revela que a mudança ocorreu pois o local que hoje abriga o quartel ficou comprometido após a enchente que atingiu a cidade em novembro do ano passado. "A estrutura inferior ficou danificada e diversos canos ficaram entupidos", acrescenta. O espaço será reformado e passará a abrigar a Casa da Cidadania.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota começou a atuar na cidade em junho de 2005. Na época, após um treinamento intensivo, realizado durante quatro meses, 25 bombeiros passaram a se revezar nos atendimentos prestados de forma gratuita. O grupo está atendendo com três viaturas, sendo um caminhão com capacidade para seis mil litros de água. Os bombeiros atendem pelo telefone 193 ou ainda 343-7184.

Capacitação
Para auxiliar o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota e garantir a segurança da população, funcionários e voluntários da Defesa Civil do município participarão de um curso de preparação para Defesa Civil. A ação acontece entre os dias 13 e 17 de abril e o objetivo é adquirir conhecimentos gerais sobre prevenção de eventos naturais e como agir caso eles ocorram.
Pessoas da comunidade que tenham interesse em ser voluntários da Defesa Civil podem fazer o curso. Não há custos para matrícula e o material didático também é gratuito.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.