Corpo de jovem afogado é resgatado no rio Itajaí-Açu - Jornal Cruzeiro do Vale

Corpo de jovem afogado é resgatado no rio Itajaí-Açu

19/02/2011

O cabo Antônio Adelino Cuchava Rocha se preparava para entrar com o bote do Corpo dos Bombeiros nas águas do Rio Itajaí-Açu na manhã de sábado, 19, e retomar as buscas pelo adolescente que morreu afogado ao tentar fugir da polícia quando avistou o corpo boiando a cerca de 200 metros da embarcação.

Ao entrar na água, Cuchava percebeu que o corpo estava sendo carregado em direção ao litoral e acionou sua equipe para efetuar o resgate. ?Logo que avistamos o corpo já começamos a receber informações da comunidade de que ele teria aparecido. Acredito que ele estava afundado desde o dia do afogamento e acabou subindo cerca de uma hora antes de iniciarmos nosso trabalho?, comenta o bombeiro.

O corpo do adolescente foi resgatado próximo à Sociedade Alvorada. 

Ele vestia bermuda, estava sem camisa, e portava uma pochete onde a polícia encontrou um celular e um revólver calibre 32, com quatro munições intactas.  Após os procedimentos legais, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, IML, de Blumenau.
O jovem foi identificado como sendo Valdomir, morador da Cohab do Gaspar Mirim, popularmente conhecido como Jamaica. 


Entenda o caso

Jamaica se jogou nas águas do Rio Itajaí Açu na tarde de quarta-feira, 16, para tentar fugir da polícia. Ele estava na Margem Esquerda e se jogou junto com outro jovem próximo a curva da pedreira. O outro fugitivo, Douglas Siqueira da Costa, conseguiu atravessar o rio a nado, mas acabou sendo detido ao chegar na outra margem.

Os dois estavam sendo perseguidos após denúncia da comunidade de que um grupo de quatro garotos estava passeando com um Chevette pelas ruas do bairro São Pedro e mostrando armas para os moradores.

A perseguição iniciou no Centro da cidade e seguiu pela BR-470 até a rua Luiz Franzói, onde a polícia interceptou o veículo e prendeu dois dos envolvidos. Jamaica e Douglas conseguiram fugir e foram localizados pelos policiais enquanto tentavam atravessar o rio a nado, minutos após a fuga.

edição 1268

________________________________________

Corpo de Bombeiros encontra corpo de jovem afagado no Itajaí-Açu

O Corpo de Bombeiros de Gaspar encontrou, na manhã deste sábado, dia 19,  o corpo de um jovem afogado no rio Itajaí-Açu. O corpo estava desaparecido deste à tarde de quarta-feira quando o jovem se jogou na águas após uma perseguição policial.

MAIS FOTOS AQUI


Durante três dias o Corpo de Bombeiros fazia buscas nas águas e o corpo foi encontrado próximo à Sociedade Alvorada. Ele havia se jogado no rio na curva da pedreira, na Margem Esquerda.


O jovem estava de bermuda, sem camisa, portava uma pochete  e no interior havia um celular e um revolver 32, com quatro munições intactas.


O corpo foi encaminhado ao IML de Blumenau. O nome da vítima ainda não foi identificado pela polícia. Há informações que ele residia em Blumenau e era conhecido por ?Jamaica?.

EDIÇÃO 1268

__________________________________

Adolescente morre afogado ao tentar fugir da polícia pelo rio

img0031MD.jpgEm meio ao grande volume de águas do Itajaí-Açu, foi possível observar um barco navegando com dois homens durante todo o dia de ontem, quinta-feira. Eram bombeiros que estavam à procura de um adolescente que tentou atravessar o rio a nado para escapar da Polícia Militar. De acordo com informações recebidas e repassadas pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar, o adolescente, conhecido popularmente como ?Jamaica?, teria afundado e por isso as buscas se concentraram em uma região próxima a que aconteceu o afogamento. O menor desapareceu no dia 16, quarta-feira, sendo que no mesmo dia os bombeiros iniciaram a procura pelo corpo, que foi retomada na manhã de ontem. Até o fechamento desta edição o corpo ainda não havia sido localizado.

?Estamos fazendo uma busca superficial, sem mergulhar fundo, pois o rio está muito sujo e com correnteza forte, o que tornaria o trabalho muito perigoso. De manhã, procuramos em locais em que o adolescente poderia ter ficado trancado?, conta o soldado Lindomar Seregatti. Ele explica que o corpo pode permanecer embaixo d?água por dois ou três dias, dependendo da temperatura da água. Depois deste período, o corpo começa a se decompor e deve emergir. Seregatti explica que a tendência, segundo soldados mais experientes, é de que durante este período ele permaneça em uma região próxima àquela em que afundou.


Primeiro dia de busca

Quem passou pela rua Nereu Ramos no final da tarde desta quarta-feira, 16, ficou surpreso com a movimentação de policiais e bombeiros, que procuravam o adolescente em meio às águas do Rio Itajaí Açu. Vindo de uma perseguição policial que teve início por volta das 15h30, ?Jamaica? e o outro fugitivo, Douglas Siqueira da Costa, 19 anos, tentaram atravessar o rio a nado para escapar da Policia Militar.

Douglas conseguiu fazer a travessia, subiu o barranco do rio e procurou refúgio na casa de um amigo no bairro Coloninha, em rua próxima à sede da Igreja Assembleia de Deus. Entretanto, Jamaica não teve o mesmo sucesso e foi visto se afogando no leito do rio. Desde então, dois soldados do Corpo de Bombeiros de Gaspar fazem a busca pelo corpo do rapaz de 17 anos.
De acordo com G.H.P.V., um dos menores detidos pela polícia, todos os três envolvidos na ocorrência que movimentou a polícia na tarde de quarta-feira são da cidade de Blumenau. Apenas Douglas morava em Gaspar, no bairro Santa Terezinha.


Perseguição chamou a atenção da comunidade

Gaspar parou para acompanhar o caso de uma perseguição policial na tarde desta quarta-feira, 16. As sirenes dos carros da Polícia Militar deixaram em alerta os moradores dos vários bairros pelos quais os fugitivos passaram. São Pedro, Centro, Margem Esquerda, Sertão Verde e Coloninha. A perseguição estendeu-se por cerca de quatro horas e meia, e passou por todas estas localidades até que três dos quatro envolvidos foram pegos.

A história começou no bairro São Pedro, onde os três adolescentes, acompanhados pelo jovem Douglas Siqueira da Costa, 19 anos, exibiam as armas que tinham em seu poder. Moradores da região entraram em contato com a polícia e, feita a denúncia, os agentes policiais entraram em ação. Em um Chevette branco de Blumenau, os quatro homens empreenderam uma fuga que chamou a atenção de toda a cidade. Eles se deslocaram pela Hercílio Fides Zimmermann, Margem Esquerda, continuaram a fugir pela BR 470, e quando perceberam que ainda eram seguidos, tentaram escapar pela rua Luiz Franzói. Por esta mesma rua, um carro de polícia vinha no sentido contrário, e conseguiu barrar os fugitivos provocando uma batida frontal que também afetou um Fiat Strada que estava estacionado na rua.

Após a colisão, um dos adolescentes, G.H.P.V., 16 anos, foi detido e os outros três ocupantes do carro tentaram fugir. C.R.T., 16 anos, tentou escapar pelo barranco do rio, onde foi alcançado por policiais. Ele portava uma arma e ao apontá-la para a equipe, não obedecendo a ordem para colocar as mãos na cabeça, foi alvejado no braço. Ele recebeu o atendimento de socorro do Corpo de Bombeiros de Gaspar e foi encaminhado ao Hospital da cidade, de onde foi levado para a Delegacia. A arma, porém não foi apreendida pela polícia, pois o menor jogou-a no rio depois de ter recebido o tiro.

Os outros dois continuaram a fuga. Saíram da rua Luiz Franzói e atravessaram a BR470, até o bairro Sertão Verde. Foram seguidos pela polícia, mas se embrenharam na mata que há no fim da rua Primavera. Com reforço da Polícia Militar de Blumenau e ajuda de moradores, a busca pelos fugitivos continuou. ?Recebemos muitas ligações de pessoas no 190, informando os locais pelos quais os jovens passavam. A parceria com a comunidade gasparense foi fundamental para conseguirmos alcançá-los. Isto até entusiasma nosso trabalho, pois mostra que grande parcela da população nos apoia, aprova o trabalho e está contra a criminalidade?, declarou o Major Moacir Gomes Ribeiro, que comandou a PM de Gaspar na operação. Ainda na esperança de fugir da polícia, os fugitivos tentaram atravessar o Rio Itajaí-Açu.

Um dos envolvidos se afogou, mas Douglas Siqueira da Costa conseguiu realizar a travessia e buscou asilo na casa de um amigo. A equipe policial descobriu onde ele se encontrava e conseguiu detê-lo. Douglas foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi constatado que ele era foragido do Presídio Regional de Blumenau.  Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas e formação de quadrilha ou bando. ?Douglas já foi encaminhado ao presídio e os dois adolescentes aguardam a decisão do Juizado da Infância e Juventude, que vai tomar as providências legais?, explicou o delegado Paulo Koerich.

edição 1267

________________

Perseguição policial termina em morte e três prisões

img7380MD.jpg

Uma perseguição policial movimentou a cidade na tarde desta quarta-feira, 16. Três adolescentes e um jovem estavam no bairro São Pedro exibindo armas para a população quando foram flagrados pelos policiais, que chegaram ao local após denúncias da comunidade.
O grupo fugiu em direção a BR-470 pela rua Hercílio Fides Zimmermann e quando percebeu que a viatura continuava atrás do veículo, um Chevette prata com placas de Blumenau, decidiu entrar na rua Luiz Franzói, onde as viaturas da polícia conseguiram interceptar o veículo após uma colisão.
Os quatro fugiram do carro e apenas dois foram recapturados no momento do acidente. Um deles, C.R.T, 16 anos, fugiu pela barranca do rio e ao perceber a presença dos policiais apontou uma arma para a equipe e após desobedecer a ordem para que abaixasse a mão, foi alvejado no braço pelos policiais. O outro adolescente não reagiu e também foi preso.
A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e esteve no local para prestar os primeiros socorros. O outro adolescente detido, G.H.P.V., também de 16 anos, não sofreu nenhum ferimento e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia.
A perseguição policial continuou pelas ruas da Margem Esquerda. Os dois que fugiram, mais tarde foram vistos atravessando o rio a nado, próximo ao morro do Mineiro.  Um deles não conseguiu terminar a travessia e morreu afogado. O nome do adolescente ainda não foi identificado pela polícia, que sabe apenas que ele era conhecido como ?Jamaica?.
O outro envolvido, Douglas Siqueira, 19 anos, morador do bairro Santa Terezinha, foi capturado atrás da Igreja Assembleia de Deus. Ele foi na casa de um conhecido para trocar de roupa, pois estava molhado após fazer a travessia do rio.  A comunidade denunciou a chegada do jovem, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

img7371MD.jpg

img7414resizedMD.jpgimg7409resizedMD.jpgimg7401resizedMD.jpgimg7399resizedMD.jpg

img7372MD.jpg

edição 1267

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.