Por volta das 15h do último dia 6 de março, os profissionais da equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro Bela Vista foram surpreendidos com a chegada repentina de um veículo. Às pressas, o motorista trazia a gasparense Geni Brizola Ferreira dos Santos, que estava em trabalho de parto. Quase dois anos após o fechamento do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, um bebê nasceria em Gaspar.
Geni estava a caminho do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, quando percebeu que não chegaria em tempo de ter a criança. Nesse momento, a moradora que reside no bairro Margem Esquerda, se lembrou da Unidade de Saúde no Bela Vista e decidiu pedir o auxílio dos profissionais que trabalham no local.
A primeira profissional a prestar atendimento foi a auxiliar de enfermagem Solange da Silva, que percebendo a gravidade da situação chamou o médico Fabiano Nunes e a enfermeira Ana Paula Machado. Em poucos instantes, a equipe de profissionais se reuniu em volta do veículo para auxiliar no nascimento da mais nova criança gasparense.
Ana Paula conta que o trabalho de parto já estava adiantado e que Fabiano teve de realizar o procedimento dentro do veículo. "Não tivemos tempo nem de tirar a mãe do carro, pois percebemos que a criança já estava nascendo", ressalta a enfermeira. Os primeiros atendimentos ao recém nascido, que era prematuro, foram prestados pelo pediatra que atende na Unidade, Cleomar Orlando Aigner.
Após receberem os cuidados, a mãe e a criança recém nascida, uma menina batizada com o nome de Nicole, foram transportadas por uma ambulância do Samu até o Hospital Santo Antônio. O bebê ainda se encontra na Unidade de Internação Neonatal, onde permanece até atingir o peso ideal para receber alta.
Nicole nasceu com sete meses de vida e é um dos únicos bebês nascidos em Gaspar desde o fechamento do hospital da cidade, há cerca de dois anos. De acordo com Ana Paula, Cleomar e toda a equipe da Unidade de Saúde, o sentimento por fazer parte de um acontecimento tão inusitado é de alegria e satisfação.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).