Seja com amigos, família ou até mesmo sozinhas, o que as crianças mais gostam de fazer é brincar. Foi com isso em mente que a professora Nadir Nagel criou um projeto diferente na escola Mário Pederneiras, onde as crianças aprendem através de brincadeiras. A ideia iniciou há cerca de dois meses com conversas com os alunos e com a elaboração do projeto, que já faz a alegria das crianças dos terceiros anos da escola do bairro Lagoa, principalmente pela parte prática.
A professora conta que conversou com as crianças sobre as brincadeiras que mais gostam de jogar, tanto em casa quanto na escola. Diversas opções apareceram entre elas o elástico e a peteca, que passaram a integrar o projeto. No caso da peteca, os alunos tiveram ajuda dos pais para construir cada um o seu brinquedo.
A atividade funciona do seguinte modo: as regras do jogo são colocadas no quadro e os alunos copiam tudo em livrinhos onde estão copiados os regulamentos de todas as brincadeiras abordadas em sala. Após a parte escrita, eles saem para brincar e depois desenham como foi a atividade. Tudo isto durante a hora da brincadeira, que acontece uma vez por semana. ?É uma forma mais prazerosa de aprender. Assim, há aprendizado de texto, melhoria na alfabetização e eles escrevem sobre algo que gostam. Além disso, melhora o respeito entre os alunos e a interação social. O aprendizado se torna mais gostoso e rico?, define a professora.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).