Crianças se preparam para voltar às aulas na próxima terça-feira - Jornal Cruzeiro do Vale

Crianças se preparam para voltar às aulas na próxima terça-feira

11/02/2011

Por Fernanda Pereira

Na próxima terça-feira, 4.500 crianças vão retornar às salas de aula das escolas da rede municipal de ensino depois de um longo período de férias e o desafio para muitos pais é adaptar os filhos para voltar à rotina de estudos.

A pedagoga Rosângela Aparecida Alves Elias lembra aos pais que estar de férias é tão bom para as crianças e adolescentes quanto para os adultos e sugere alguns cuidados para que a mudança na rotina seja gradual e sem muito stress. ?É importante não deixar para resolver tudo no primeiro dia de aula. Pais e professores precisam estar em sintonia para ajudar os alunos nessa rotina após as férias, cada um fazendo o seu papel?, afirma a especialista, que lembra que todas as mudanças devem acontecer de forma gradual, não sobrecarregando a criança com muitas atividades extracurriculares já no início do ano letivo.


Para facilitar o diálogo entre pais e professores, e assim garantir um ano letivo de qualidade para as crianças e adolescentes, Rosângela sugere que os pais participem das reuniões da escola dos seus filhos para conhecer os professores e a proposta pedagógica que está sendo utilizada para o ensino.

Primeiro dia


Muitas crianças, mesmo as que já estão na escola, ficam ansiosas com a chegada do primeiro dia de aula. São crianças como Maiara Sansão, estudante da Escola Norma Mônica Sabel e que neste ano vai para a sexta série do Ensino Fundamental.

?Estar de férias é bom, mas voltar às aulas é muito melhor. Estou contando os dias para rever meus amigos, os professores. Estou com todo o material pronto só esperando chegar a terça-feira?, conta a menina moradora do bairro Gasparinho.

Para Rosângela, a realidade da volta às aulas mudou muito nos últimos tempos. Antes as crianças tinham medo de voltar à escola, hoje elas esperam pela chegada deste dia.

?Penso que hoje poucas são as crianças que sentem medo de ir à escola. Há muito tempo que nós, educadores, estamos lutando para que a escola torne-se cada vez mais um espaço de diálogo, interação, amizade, companheirismo e aprendizagem?, explica.

Professores são capacitados


fotopg13retranca1colorMD.jpgPara garantir uma boa volta às aulas da garotada, os professores da rede municipal de ensino passam por várias capacitações e reuniões de planejamento.


Desde o dia 7 de fevereiro todos os educadores voltaram ao trabalho e estão reunidos para planejar e traças as metas e ações deste ano. Todo o trabalho é orientado pela coordenação pedagógica de cada escola e pela equipe da Secretaria de Educação.

 Na próxima segunda-feira, 14, todos participarão de uma palestra com o doutor  César Nunes, da UNICAMPI, de São Paulo, que falará sobre o tema: ?Os desafios da escola no Brasil: Desenvolvimento de habilidades e competências?. Além disso, durante o ano letivo, mensalmente, os educadores da rede municipal participam da formação continuada, onde dialogam sobre as práticas desenvolvidas e avaliam suas ações.

Ansiedade marca a espera de quem vai à escola pela primeira vez


img9268artepg13MD.jpgO pequeno Luis Fernando está com todo seu material pronto para ir para a escola nesta terça-feira, 15. O menino de cinco anos vai para o pré-escolar e para que ele se acostume com a rotina da escola sua mãe, Jane Carla Schramm Schmitt, o está preparando há muitos dias. ?Ano passado eu cheguei a matricular ele na escola, mas ele não aguentou ficar. Agora espero que ele fique e aprenda a gostar da escola?, comenta a mãe.

Para a pedagoga Rosangela Aparecida Alves Elias, o primeiro dia de aula de uma criança é fundamental para o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. ?Com o ensino fundamental de 9 anos a criança entra na escola com 6 anos e traz consigo sua rotina de CDI, suas  vivencias de brincadeiras e de aprendizagens, e ainda a rotina do período de férias. Portanto, os pais têm papel fundamental nessa adaptação a escola?, explica.

fotopg13retranca2colorMD.jpgPara ajudar os pais nesta nova etapa na vida de seus filhos, a pedagoga dá algumas dicas:
? Não demonstrar nervosismo e ansiedade, para não deixar a criança nervosa. Mostre-se tranquilo.
? Pedir que a criança ajude a organizar os materiais na mochila e o uniforme, para que o mesmo vá despertando interesse para os estudos.
? Dialogar sobre a importância do trabalho dos pais e deixar as crianças seguras sobre o retorno das mesmas no final da manhã ou da tarde.
? Acompanhar seus filhos no primeiro dia é importante para conhecer os funcionários da escola, o ambiente, a sala que seu filho vai estudar e, principalmente, o professor.
? Dialogar com ela sobre a importância da escola, dos professores, sempre afirmando que a escola é um lugar de possibilidades para ter amigos, descobrir coisas novas, brincar e aprender.

 

 

 

 

 

 

Dicas para as crianças


? No primeiro dia de aula chegue mais cedo para ter tempo de se aproximar e conversar com as pessoas;
? Estabeleça um relacionamento com a nova professora desde o início;
? Trate todos os funcionários da escola com educação e respeito;
?  Organize-se também um dia antes: confira se todo o material necessário está dentro da mochila, separe o uniforme, durma mais cedo, tome um café da manhã reforçado.

Dicas para os pais


? Alguns dias antes das aulas iniciarem, é importante dialogar com os filhos, para que sejam cumpridas algumas normas como: ir para cama mais cedo,para dormir o tempo necessário, que é de 8 a 10 horas.
? Criar uma rotina na alimentação saudável, pois, em tempo de férias crianças e adolescentes não tem horário para se alimentar.
? Organizar com as próprias crianças o horário de permanência no computador.
? Organizar os materiais, uniformes, livros para o início das aulas.
? Organizar o tempo, os horários de estudos equilibrando a hora da tarefa com o lazer.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.