Os despertadores tocam em mesas de cabeceira e acordam grande parte da população para um novo dia. Enquanto algumas pessoas se arrastam para fora da cama e com a água do chuveiro e xícaras de café tentam afastar o sono para as horas que vem pela frente, motocicletas já correm pelas ruas de vários bairros de Gaspar, distribuindo uma nova edição do Jornal Cruzeiro do Vale nas portas de seus assinantes.
Há pouco tempo os exemplares deixaram a gráfica, em Blumenau, e já começam a tomar seus lugares nas bancas e residências gasparenses.
O que as pessoas recebem é mais do que papel e tinta; é o resultado de dias de apuração, elaboração de reportagens e trabalho por parte dos repórteres, editor, diagramador, colunistas e outros funcionários reunidos em um só exemplar. Nas manhãs de terças e sextas-feiras, a informação bate a porta. Enquanto nestes determinados dias os leitores folheiam as páginas em busca de notícias, a redação já trabalha em busca de novas informações, que serão transformadas em notícias e reportagens para a próxima edição do jornal. O trabalho termina em um dia e é retomado no próximo. É um ciclo que se renova a cada edição, pois nunca as notícias são as mesmas. O telefone não para de tocar, e-mails chegam a todo instante e pessoas vêm até a sede do periódico para relatar as necessidades de suas comunidades. Para ter uma boa atuação é preciso estar preparado para o inesperado, para as datas que se repetem todos os anos e para aprender a inovar sempre, com os olhos voltados para o futuro, para que o crescimento deste meio de comunicação continue acompanhando o desenvolvimento da cidade.
Em 21 anos de história, o Jornal Cruzeiro do Vale já contou milhares de histórias nas incontáveis páginas que foram escritas pelos jornalistas que passaram pela equipe de redação. Desde a personalidade que está de passagem pela cidade para ministrar uma palestra até a luta contínua de uma comunidade por melhorias necessárias, o relato de casos policiais, observações políticas, as melhorias feitas e as esquecidas pelo poder público.
Os momentos que marcaram Gaspar nos últimos 21 anos estão relatados nas páginas já escritas. Nos anos que ainda vem pela frente, o Cruzeiro do Vale continuará a escrever, juntamente com o município, sua história.Portal Online publica a notícia na hora em que ela acontece
Preocupado em sempre se manter em linha com as tendências do mercado jornalístico, o Jornal Cruzeiro do Vale foi o primeiro da cidade a criar seu portal de notícias online. Constantemente
atualizado, a ideia é de que as pessoas possam acompanhar os fatos da cidade assim que eles acontecem, levando com rapidez informação de qualidade aos cliques de todos os leitores.
Todo o conteúdo do portal de notícias é aberto para que a população, e não apenas assinantes, tenham acesso às informações publicadas no site e também matérias e reportagens que são postada neste mesmo ambiente virtual.
Com todas as possibilidades proporcionadas pelo mundo virtual da internet, o site do Cruzeiro do Vale não fica preso apenas a notícias de Gaspar, reproduzindo matérias importantes também a nível nacional e regional.
O trabalho dos colunistas do jornal também pode ser inteiramente conferido online. Além do espaço para o que foi publicado na versão impressa, o site conta com um canal de comunicação direta com o leitor, o VC Repórter, e interatividade com o mesmo através dos comentários. A relação com o internauta se estreita cada vez mais por meio do próprio site e de redes sociais, em que o cruzeiro também está presente. Basta procurar no Facebook, Twitter ou Orkut para ter este contato ainda mais próximo com a equipe. Os classificados são a sessão mais procurada pelos assinantes do Cruzeiro e estão disponibilizados no site, tornando ainda mais acessível à população esta forma de anunciar e encontrar imóveis e artigos de outros gêneros que procuram.
Além dos classificados, o site conta com galerias de fotos, fotonotícias, um espaço destinado a vídeos, fotos e notícias incríveis, entre outras informações.Lista presente nas casas
Outro produto do Cruzeiro do Vale que tem crescido e se tornado cada vez mais presente nas residências dos gasparenses é a lista telefônica. A versão impressa deste guia de serviços e ruas é planejada para ser atualizada todos os anos, atualizando assim os números telefônicos, sempre a procura de ser o mais recente possível.
A lista abrange as residências do município, mas este ano também abraçará a cidade de Ilhota.
Para quem não é assinante, no ano de 2010 foi criado um endereço online em que é possível acessar todos estes números telefônicos gratuitamente.
No site www.cruzeirodovale.com.br/guia estão hospedadas estas informações que podem ser acessadas em tempo real. Mais um produto do Cruzeiro do Vale que facilita a vida do gasparense, tornando-a mais rápida e prática.
Primeira edição circulou em 1990
Como todos os empreendimentos, o Jornal Cruzeiro do Vale nasceu da percepção de uma necessidade e de um sonho. Neste caso, um sonho que primeiramente era de duas pessoas que juntas pretendiam levar informação ao cotidiano dos gasparenses.
Gilberto Schmitt e Nivaldo Tomazzia trabalharam para que o Cruzeirinho deixasse de ser uma idealização e se transformasse na primeira edição, que circulou gratuitamente no dia 1° de junho de 1990 pelas ruas da cidade.
Foi naquela sexta-feira fria que a história do Cruzeiro do Vale começou a ser escrita. A primeira edição era tímida, com 12 páginas no formato tablóide. A primeira manchete impressa nas páginas desta história chamava para uma matéria sobre drogas e afirmava: ?Tóxico mata?. A morte da cantora de MPB Elis Regina por overdose de cocaína era abordada na reportagem. Nas outras páginas do primeiro Cruzeirinho, guardado até hoje nos arquivos do jornal, pode-se conferir outras matérias daquele dia, como uma homenagem aos colonizadores da cidade, relatando a vida daqueles que chegaram primeiro a estas terras.
Nestes 21 anos de forte atuação na cidade, o Cruzeiro do Vale tem, além do papel de informar, o de formar opinião, registrar momentos de importância histórica e política e levar a conhecimento público os problemas das comunidades do município. Ao longo de todo este tempo, o meio de comunicação também teve importante participação no desenvolvimento da economia e informação local.
É esta trajetória que dá ao Jornal Cruzeiro do Vale a credibilidade que somente o tempo é capaz de oferecer, que foi construída aos poucos e se solidificou na imagem que a população tem deste meio. É esta credibilidade alcançada que faz do jornal um veículo de comunicação que está voltado para o futuro, com olhos na inovação, porém sem perder o foco ou esquecer as marcas já deixadas na história. É na busca por novidades que possam auxiliar a formar uma comunidade com opinião, capaz de ler e absorver a notícia de forma decisiva para o desenvolvimento da cidade e mudança de pensamento e atitude, que o Cruzeiro do Vale pretende continuar a crescer e se tornar ainda mais presente no dia-a-dia da cidade.
Eventos ofecerem opções de lazer para jovens, famílias e para a alta sociedade gasparense
![]() |
Embora tenha muitos produtos disponíveis no mercado, o Jornal Cruzeiro do Vale não se contenta em participar apenas na informação da comunidade, mas também contribui criando eventos que trazem entretenimento a uma cidade que tanto clama por mais opções de lazer.
|
A Noite de Gala, que teve sua primeira edição no ano de 2010, veio com o objetivo de resgatar todo o glamour dos antigos bailes de gala pelos quais Gaspar era conhecida em toda a região. Na ocasião foram homenageadas personalidades de grande importância na história social e política de Gaspar. | ![]() |
![]() |
O evento mais tradicional do Cruzeiro do Vale é, sem dúvidas, o Stammtisch, que a cada ano tem mais procura. Criado para comemorar o aniversário do veículo transformou-se em uma festa que toda Gaspar se encontra para celebrar também a amizade. |
Jornal também cumpre sua função socialComo meio de comunicação, é fundamental que o Jornal Cruzeiro do Vale retrate os problemas da comunidade gasparense, cumprindo assim o papel social intrínseco ao jornalismo.
Porém, mais uma vez o veículo foi além de seu papel essencial e construiu casas para famílias carentes com ajuda da população da cidade, que participou com doações.
A primeira casa foi entregue em 1994 e a ação voltou a ser organizada no ano de 2007, quando o Jornal ergueu a casa de Germano e Ilma Ingetroin, um casal de idosos que recebeu da Justiça a responsabilidade de cuidar de seus dois netos com necessidades especiais.
Eles moravam em uma casa improvisada, que foi substituída por uma nova, erguida pelo jornal e pela sociedade gasparense.
Em 2009 foi a vez de José Sabino e Severina, atingidos pela catástrofe de 2008, receber uma casa. E no passado, o jovem Rafael Pereira ganhou uma casa, para que acabasse de reconstruir sua vida com sua namorada, em uma família há pouco formada.
edição 1296
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).