Curso ensina pais a usarem a shantala - Jornal Cruzeiro do Vale

Curso ensina pais a usarem a shantala

02/10/2011

fotopg14abreMD.jpgSó quem já é mãe sabe como é ruim ouvir o choro do neném por causa das dores provocadas pelas terríveis cólicas intestinais. Para aliviar a dor, uma técnica de origem indiana tem sido praticada pelas mamães de todo o mundo. A shantala é uma massagem que ajuda o bebê a alcançar o equilíbrio físico, emocional e energético e ajuda a aliviar cólicas, regular o sono e estreitar os laços da mãe com o bebê.

A técnica, ainda recente na região, será ensinada pela fisioterapeuta Francesca Venhorst em um curso organizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Gaspar, Ampe, no próximo mês de outubro. Nadia Zucki, gerente executiva da entidade, explica que esta é a primeira vez que o treinamento será oferecido na cidade e que a procura já tem sido grande. ?Começamos a divulgar nesta semana e já temos alguns interessados. As vagas são limitadas e se houver necessidade abriremos novas turmas?, comenta.

Giseli Tomaz Nicoletti, 29 anos, é uma destas interessadas. Grávida de sete semanas, a mãe de primeira viagem está ansiosa pela chegada do seu neném e está se preparando, de todas as formas, para a vinda do primeiro filho. ?Li sobre esta técnica e também ouvi falar muito bem, por isso me interessei em participar?, conta.

O curso será ministrado no dia 21 de outubro, das 8h às 12h e os participantes precisam levar toalha de banho, colchonete, óleo para massagem e o bebê ou uma boneca, no caso de gestantes. O treinamento é voltado para mães, pais, avós, profissionais da saúde, professores e berçaristas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3332-9079.

A técnica

A shantala pode ser feita em crianças de até 9 anos. Como qualquer outra massagem específica para os bebês, irá trazer benefícios para ambos: filhos e pais. Com a massagem é possível acalmá-lo, evitar cólicas, gases, doenças, nascimento dos dentes, insônia, melhora a digestão, aumento do poder sensorial e da ligação afetiva. Já para os pais, a massagem irá trazer confiança em lidar melhor com o bebê, aumento da leitura dos sinais, além de dar a possibilidade de conhecer melhor o corpo do bebê, unindo mais os laços familiares. Uma boa hora para se fazer a shantala é antes do banho, pois o banho completa o relaxamento e retira o excesso de óleo terapêutico do bebê. 

Edição 1330

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.