As ações do Corpo de Bombeiros de Gaspar passarão a contar com o auxílio de uma nova turma de bombeiros comunitários que deverá ser formada a partir do próximo mês.
As inscrições para a nova turma serão encerradas na segunda-feira, 23, e toda a comunidade pode se candidatar às vagas, basta ser maior de 18 anos e estar em dia com as obrigações legais.
A corporação abriu as vagas para treinar pessoas da comunidade em maio e, até o momento, cerca de 50 pessoas já se inscreveram, um número considerado bom pelo soldado Gil Vicente Pereira. "Para as aulas, serão abertas aproximadamente 40 vagas, mas estes números ainda não foram definidos", destaca Gil.
O bombeiro acrescenta que haverá um processo seletivo para que sejam identificadas as pessoas com maior aptidão para o cargo. "Nosso processo seletivo ainda está sendo estudado, mas daremos preferência para os candidatos gasparenses", explica.
A medida foi tomada devido à necessidade de se formar agentes no município. Conforme o soldado, muitos bombeiros comunitários de cidades vizinhas se formaram na cidade, mas passaram a atuar em suas regiões devido a fatores como disponibilidade, localização, dentre outros.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Gaspar conta com o auxílio de aproximadamente 30 bombeiros comunitários. Cada um deles deve cumprir o mínimo de 24 horas por mês de trabalho e ajudar nas atividades desenvolvidas pelos militares.
Gil aponta que, por ser uma atividade voluntária e, portanto, não remunerada, os comunitários ficam livres para escolher os horários em que irão atuar. "Em geral, muitos possuem trabalhos remunerados em facções, comércio e empresas, por isso, acabam limitando sua atuação no batalhão".
Atividades
Cabe ao bombeiro comunitário auxiliar as atividades dos bombeiros militares no resgate a vítimas, atendimento à comunidade e combate ao fogo. Para isso, os candidatos participam de aulas de primeiros socorros e outras ações que visam capacitar os alunos para enfrentar a realidade.
Ao todo, mais de uma centena de pessoas da comunidade já receberam a formação do programa que, além de capacitar para o plantão, tem o objetivo de formar cidadãos que atuem em sua comunidade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).