Focada em reduzir o número de acidentes como o registrado em Gaspar na noite da última segunda-feira, que vitimou duas pessoas da mesma família, a Organização das Nações Unidas lançou, nesta quarta-feira, 11, o plano de ações da Década de Segurança no Trânsito 2011-2020. O desafio lançado a todos os países membros da ONU é de reduzir em 50% os índices de mortalidade no trânsito em todo o mundo.
Para que este objetivo seja alcançado, o especialista em trânsito e policial rodoviário que atua em Gaspar, Emerson Andrade, destaca que é importante agir. ?Estamos discutindo a situação do trânsito há muitos anos. esperamos que nesta década, país, estados e municípios se unam para agir, para que possamos alcançar este objetivo, pois a redução de mortes e acidentes no trânsito é uma necessidade urgente não só em Gaspar, mas em todo o mundo?, destaca.
No Brasil, Ministério das Cidades e Ministério da Saúde abraçaram a causa e vão promover uma série de ações focadas em alcançar o objetivo da ação. Dados do Ministério da Saúde revelam que somente em 2010 foram realizadas 145.920 internações de vítimas dos acidentes no trânsito financiadas pelo Sistema Único de Saúde , com um custo de aproximadamente R$ 187 milhões. Os homens representaram 78,3% das vítimas (114.285), enquanto as mulheres representaram 21,7%. A maioria das pessoas internadas tinha entre 15 e 59 anos: faixa etária de 84,9% dos homens e 70,8% das mulheres.
edição 1291
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).