Uma decisão judicial deixou Gaspar sem coleta e transporte de lixo na manhã de segunda-feira, 17 de outubro. A paralisação dos serviços aconteceu após a empresa Say Muller Serviços Ltda, responsável pelo serviço até domingo, 16 de outubro, entrar na justiça alegando falta de cumprimento das legalidades na contratação da nova empresa. “Na segunda-feira [10 de outubro] o Samae abriu os envelopes da contratação e, no mesmo dia, contratou a nova empresa. Toda licitação tem que ter prazos para possíveis contestações ou impugnações. As contratações emergenciais seguem as regras normais das licitações. É preciso respeitar os trâmites legais e o Samae não esperou cinco dias após a abertura dos envelopes para realizar a contratação”, explica o responsável legal pela Say Muller, Arnaldo Muller Junior.
Ainda segundo Arnaldo, a empresa entrou com uma liminar pelo fato de os prazos não terem sido respeitados. “Não é a Say Muller que está deixando de executar o serviço. O juiz determinou que a contratação fosse suspensa até que fossem cumpridos os prazos legais. Se tiver como prorrogar o contrato, estamos aqui. Só queremos que a contratação seja feita dentro das legalidades”, afirma.
A Say Muller Serviços Ltda está localizada na rua Fernando Krauss, no bairro Gaspar Mirim, e atua na coleta e transporte do lixo em Gaspar desde 2009. A licitação que determinou a empresa gasparense como a responsável pelo serviço em Gaspar venceu em abril de 2016 e, desde então, ela estava trabalhando através de uma contratação emergencial, que venceu no domingo, 16 de outubro.
Em setembro, Samae lançou o edital 46/2016 para a contratação de uma nova empresa para executar o serviço em caráter emergencial, com dispensa de licitação. A Transsólido Transportes de Resíduos Ltda, de Curitiba, venceu o serviço, propondo-se a cobrar do município o valor de R$158,66 por tonelada de lixo recolhido. Em segundo lugar ficou a empresa Ecsam Serviços Ambientais, com R$165,22; em terceiro a Say Muller Serviços Ltda, com R$165,91; e em quarto a Decorli Materiais de Acabamentos Ltda, com R$168,66.
A abertura dos envelopes com o valor proposto por cada empresa aconteceu na segunda-feira, 10 de outubro, e, no mesmo dia, a Transsólido foi comunicada que assumiria o serviço a partir de 17 de outubro.
A Transsólido Transportes de Resíduos Ltda, de Curitiba, foi a vencedora da contratação emergência, com dispensa de licitação, e iniciaria a coleta e transporte do lixo em Gaspar na madrugada de segunda, 17 de outubro. Porém, conforme afirma o Engenheiro Ambiental da empresa, Jonathan Karp, pouco antes de iniciar o trabalho, a equipe foi surpreendida com a decisão judicial. “Hoje bem cedo, quando íamos iniciar o serviço, recebemos a liminar informando que o processo estava suspenso temporariamente. Fomos os vencedores da contratação com o menor preço e nossa equipe está pronta para trabalhar. Basta a decisão favorável”.
Conforme conta o engenheiro ambiental, representantes da empresa estão em Gaspar desde terça-feira, 11 de outubro, um dia após receberem a confirmação de que foram os vencedores da contratação. Para atuar na cidade, a Transsólido alugou um galpão no início da rua Frei Solano. Ele vai servir de escritório e ponto de apoio. De acordo com Jonathan, a empresa existe há cerca de 15 anos e já atua em seis cidades. Gaspar é a única cidade de Santa Catarina a receber os serviços da Transsólido e, aqui, a empresa vai trabalhar com cinco caminhões 0km, 10 motoristas, 19 coletores, auxiliar administrativo, fiscal de rota e responsável técnico.
Na manhã de segunda-feira, 17 de outubro, a Prefeitura Municipal de Gaspar emitiu uma nota sobre a coleta e transporte do lixo em Gaspar. Confira:
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