Defesa Civil alerta para chuvas e temporais - Jornal Cruzeiro do Vale

Defesa Civil alerta para chuvas e temporais

24/10/2008

A Defesa Civil de Gaspar alerta que os próximos dias podem ser de chuvas intensas na região e que a população precisa ficar atenta a deslizamentos ou cheias. O diretor da Defesa Civil, Luiz Mário da Silva, afirma que Gaspar pode ter problemas se a quantidade prevista de chuva cair na região do Alto Vale do Itajaí. Para eventuais emergências, a Defesa Civil pode ser contatada através do telefone 9994-7691. O Corpo de Bombeiros também pode ser contatado pelo 199.
"A quantidade que está sendo prevista é de 160 mm para o período de 22 a 26 de outubro. Como as últimas semanas foram de intensas chuvas, os rios e barragens do Vale do Itajaí estão ficando cheios. O solo também está muito úmido. Podemos ter problemas se as chuvas caírem no Alto Vale do Itajaí. Caindo em nossa região, os riscos são menores pois estamos próximos ao mar", afirma o diretor da Defesa Civil.
De acordo com o alerta divulgado pela Defesa Civil estadual na segunda-feira, 20, a quantidade que está sendo esperada é preocupante, já que as enxurradas do Carnaval foram causadas com 140 mm em dois dias (e agora estão sendo esperadas 160 mm). Conforme o alerta, as chuvas podem estar acompanhadas de ventos fortes e granizo.
A situação das barragens está sendo monitorada pela Defesa Civil através do Departamento de Infra-estrutura, Deinfra. De acordo com o alerta, a barragem de Taió está com 80% de sua capacidade utilizada e a barragem de Ituporanga com 60%.

Serviço:
A Defesa Civil recomenda que a comunidade fique atenta se as previsões se confirmarem. No caso de emergências, a Defesa Civil Municipal (9994-7691) e o Corpo de Bombeiros (199) devem ser contatados.
No caso de alagamentos é recomendado evitar contato com as águas, pois além de poder receber um choque elétrico, elas podem estar contaminadas.
Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos precisam ficar atentos em relação ao aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.