Pontes caídas, morros com perigo de desabar, ribeirões que ainda precisam de dragagem. Este foi o cenário que recebeu a comitiva de deputados que esteve na localidade do Baú na tarde desta segunda-feira, 23.
MAIS FOTOS AQUI
A visita é resultado de uma denúncia apresentada pela Associação dos Desabrigados do Baú, Adarb, de que os recursos públicos estariam sendo mal aplicados nas obras de reconstrução da localidade.
Dos sete deputados que compõem a Comissão de Defesa Civil da Assembleia Legislativa, apenas três apareceram para fiscalizar as denúncias in loco ? a deputada Ana Paula Lima e os deputados Ismael dos Santos e Sargento Soares. O secretário de estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, também acompanhou a visita, assim como uma comitiva formada por vereadores da cidade e representantes do Poder Executivo Municipal. Tatiana Reichart, presidente da Adarb, destacou a importância da presença dos deputados na região. ?Nosso objetivo é unicamente resolver os problemas que desde 2008 vem se alastrando em nossa comunidades. Queremos uma resposta das autoridades do porque da demora e do porque do serviço mal executado?, destacou a líder comunitária.
Para a deputada Ana Paula Lima, a presença do secretário de Infraestrutura foi de fundamental importância. ?Pudemos mostrar ao secretário as obras inacabadas e as que foram acabadas mas foram mal feitas, pois estão apresentando problemas?, afirmou a deputada para a imprensa.
![]() |
?Sempre que chove o ribeirão perto da minha casa alaga, pois não foi dragado. Esta situação precisa mudar. Estou grávida, tenhos dois filhos, e sempre estamos em risco? Lilian Regiane Bachmann |
Entre as obras mal feitas estão três pontes, reconstruídas após 2008 e que caíram com a enxurrada de janeiro deste ano. Além disso, um calçamento, feito com recursos do PAC foi todo arrancada pois não aguentou o peso dos caminhões que trafegam na localidade. ?O que vemos aqui é uma falta de planejamento de quem executou as obras. Lamentamos a morosidade da reconstrução e o descaso com o dinheiro público?, afirmou o deputado Ismael dos Santos. As pontes, segundo o diretor de prevenção da Defesa Civil do Estado, Emerson Neri Emerin, que também acompanhou a visita, foram construídas por empresas contratadas pela Secretaria de Desenvolvimento regional, com recursos repassados pela defesa Civil para o Deinfra, e segundo ele, todas serão refeitas. ?O complexo do Baú hoje, por si só, é uma área de risco. Quem continua morando aqui precisa aprender a conviver com o risco e por isso a defesa Civil da cidade está buscando recursos para implantar um monitoramento de risco, que salve a vida daqueles que optaram por continuar morando aqui?, afirmou Emerson.
Vereadores
Para os vereadores da cidade que residem na localidade do Baú, Ilário Pelz e Roberto Prebianca, a visita dos deputados deverá trazer resultados para a comunidade, resultados estes que eles já tentaram buscar, mas não conseguiram alcançar.
edição 1294
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).