O primeiro dia de funcionamento da ambulância do Samu em Gaspar foi tranquilo. Apenas pequenas ocorrências foram atendidas pelo técnico em enfermagem e pelo motorista que trabalharam nesta segunda-feira, 14.
Apesar da tranquilidade do primeiro dia, a previsão é de bastante trabalho para a nova equipe de socorro, que irá auxiliar os Bombeiros Militares no atendimento aos casos clínicos, traumas e primeiros socorros que surgirem na cidade.
Francisco Hostins Júnior, secretário de Saúde, explica que a previsão é de que cerca de 60 atendimentos sejam realizados no primeiro mês de trabalho.
?Acredito que a demanda irá aumentar conforme a população aprenda a fazer uso deste serviço.
Muitas pessoas ainda estão habituadas a chamar os bombeiros para atender os casos de socorro e vamos precisar educar a população para ligar diretamente para o Samu?, explica Junior.
Chamados
Para solicitar o socorro do Samu basta ligar para o 192. O telefonema será atendido pela central, que fica em Blumenau, que repassará aos plantonistas o endereço e o problema que precisará ser atendido. Um médico, que atua na central do Samu, repassará ao enfermeiro as instruções quanto às medidas necessárias para socorrer cada vítima.
A ambulância do Samu foi repassada ao Município pelo Governo Federal em março do ano passado, porém, devido a entraves burocráticos, o veículo ficou parado no pátio da Secretaria de Saúde por quase um ano e somente agora inicia os atendimentos ao socorro da população.
O novo serviço irá acelerar e facilitar o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros, que atualmente se divide entre socorrer vítimas de acidentes, apagar chamas de incêndios e socorrer pessoas que passam mal ou sofrem acidentes de trabalho.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).