Duplicação da BR-470 altera entrada do Belchior e deixa moradores sem acesso ao próprio bairro - Jornal Cruzeiro do Vale

Duplicação da BR-470 altera entrada do Belchior e deixa moradores sem acesso ao próprio bairro

26/11/2024

Pelo menos três casas e uma empresa localizadas no Distrito Belchior, em Gaspar, ficaram sem acesso aos seus endereços devido à obra de duplicação da BR-470. O que era para ser um bloqueio temporário se tornou definitivo por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).


Entenda:

O trecho 3 da obra de duplicação da rodovia, onde fica o bairro Belchior, nas proximidades da empresa Segala´s, teve o acesso fechado no dia 5 de novembro. O prazo de abertura era de 15 dias. Porém, até o momento, a passagem continua interditada e os moradores que precisam acessar o bairro devem seguir pela Rua Francisco Vahldieck, no bairro Fortaleza, em Blumenau. “Nós estamos isolados. O Dnit não deixou nenhum acesso para o próprio bairro que moramos. Agora, para levar meus filhos para a escola ou ir ao mercado e farmácia, preciso passar por Blumenau”, disse a moradora Mônica de Andrade da Silva.

O acesso fechado não é o único problema. Com a liberação da nova entrada, uma rua ficará totalmente sem acesso. “Agora o Dnit vem dizer que nossas casas e empresas estão em um acesso particular? Como, se aqui é uma rua nominada por Lei? Isso é uma falta de respeito”, argumenta a moradora.


Ofícios cobram acesso aos moradores

A Associação Empresarial de Gaspar (Acig) enviou ao Dnit um ofício cobrando o restabelecimento do acesso dos moradores ao próprio bairro. Conforme o documento, ‘a duplicação alterou significativamente o traçado da via, deixando empresas e casas da rua Bonifácio Haendchen sem ligação direta com o bairro’.

Além da Acig, a Câmara de Vereadores de Gaspar também fez uma moção de apelo pedindo a volta do acesso. A moção traz em anexo a elevação de aproximadamente um metro entre o nível anterior da rua e o novo traçado da rodovia, já que o acesso anterior foi interrompido.


O que diz o Dnit:

Em um primeiro momento, o superintendente do Dnit, Alysson Rodrigo de Andrade, afirmou que o acesso é particular. Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, porém, a assessoria de imprensa do departamento confirmou que o órgão ‘está ciente da situação e que equipes técnicas estão analisando o caso em detalhes’. “Estamos nos encaminhando para o fim de ano e esses órgãos do governo já não costumam resolver as coisas antes, quem dirá agora. Quanto tempo mais vamos continuar com esse prejuízo?”, questiona Mônica.

 

Acesso fechado

 

Atual acesso

 

Acesso novo ao bairro e fim do acesso às casas e empresa

 

 

 

Edição 2181
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.