Duplicação deve começar em 2009 - Jornal Cruzeiro do Vale

Duplicação deve começar em 2009

31/10/2008

36PQ.jpgAs obras de duplicação da BR-470 devem começar até o final de 2009. Quem garante o início das obras é o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, DNIT, no Estado de Santa Catarina, João José dos Santos, que nesta terça-feira, 28, esteve reunido com os prefeitos do Vale do Itajaí para prestar contas sobre a duplicação da BR-470.
Durante o encontro realizado em Blumenau, João José apresentou o cronograma da duplicação e garantiu que as empresas responsáveis pelos Estudos de Impacto Ambiental e de Viabilidade Técnico-Econômica já foram escolhidas e devem ser contratadas na próxima semana. As obras, previstas para começar em 2009, devem contemplar primeiramente o trecho entre Indaial e Blumenau, considerado o mais crítico. Gaspar deverá ser contemplada apenas na segunda etapa da obra.
Os dois estudos contribuirão para a elaboração do Projeto Executivo, que já teve as propostas técnicas abertas e a escolha da empresa deverá acontecer até o final de novembro. Com os três processos concluídos será iniciada a licitação para execução da obra, com expectativa para o segundo semestre de 2009. "Se tudo ocorrer bem, no final de 2010 teremos este grande sonho concretizado" ressalta o superintendente do Dnit, que garante que a duplicação é uma obra prioritária do governo federal.

Obra
A duplicação do Trecho Blumenau-Navegantes, aproximadamente de 74 Km, está com recursos assegurados no orçamento do Ministério dos Transportes através do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC. Além disso, está prevista a construção de viadutos, vias laterais e outras obras secundárias, principalmente nos trechos de travessia urbana.
O encontro desta terça-feira foi promovido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, Ammvi, que vem acompanhando o processo de duplicação e, em parceria com outras entidades representativas, coordenando o debate em torno do assunto. "Nesses anos, diversas lideranças políticas passaram pela associação, com certeza isso adicionou ao processo e auxiliou no pleito tão reivindicado" afirma o presidente da AMMVI, Olímpio Tomio, prefeito de Indaial.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.