Ecoponto de Gaspar recebe 75 toneladas de resíduos eletrônicos por mês - Jornal Cruzeiro do Vale

Ecoponto de Gaspar recebe 75 toneladas de resíduos eletrônicos por mês

27/01/2024
Ecoponto de Gaspar recebe 75 toneladas de resíduos eletrônicos por mês

O Ecoponto de Gaspar tem se destacado na destinação apropriada de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos. Desde sua instalação, em março de 2023, o município já encaminhou mais de 675 toneladas desses resíduos, beneficiando mais de 800 pessoas. O Ecoponto é uma iniciativa da Prefeitura de Gaspar, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae).

O local recebe, de forma gratuita, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, promovendo a conscientização e práticas sustentáveis na comunidade. Em média, aproximadamente 75 toneladas de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos são destinadas mensalmente ao Ecoponto. O item mais recebido no local são as televisões, com mais de 200 aparelhos recolhidos, seguidos por cerca de 30 computadores, aparelhos celulares, telefones, acessórios para computador, micro-ondas (totalizando 20), além de geladeiras, freezers, ventiladores, chuveiros e outros.

Os resíduos eletroeletrônicos são todos os dispositivos (celulares, tablets, computadores, televisores, teclados, mouse, DVD, TVs e etc.) que foram descartados por seus donos por estarem estragados ou sem utilidade. Já a chamada linha branca, também é aceita no local. O cidadão poderá descartar de forma correta fornos, geladeiras, fogões, micro-ondas, entre outros.

Esses equipamentos, quando descartados de forma incorreta, podem contaminar o solo, a água e o ar, causando danos ao meio ambiente e à saúde humana, uma vez que podem conter substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e clorofluorcarbonos (CFCs).

Após o recolhimento no Ecoponto, a empresa Weee.do, especialista em logística reversa, dá direcionamento ambientalmente correto para os resíduos. Os eletrônicos e eletrodomésticos são desmontados, passam por uma reciclagem, e caso seja possível, os materiais são reintroduzidos na cadeia de suprimentos como matéria-prima. O que é perigoso é descartado de forma segura.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre o impacto positivo do Ecoponto. “Os números mostram que este é um serviço fundamental, que vem conquistando cada vez mais os gasparenses. Seria um transtorno enorme remover essa quantidade de resíduos caso fossem parar nas ruas de nossa cidade. Cada vez mais as pessoas estão conscientes da importância de destinar corretamente seus detritos, o que é muito positivo para a limpeza da cidade, a economia de recursos e a preservação do meio ambiente”, afirma Wan-Dall.

Resíduos aceitos

CPU e servidor; componentes (fonte, placa eletrônica, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, coole); periféricos (mouse, teclado, estabilizador, no-break, impressora, fax, scanner, copiadora, multifuncional, modem, roteador, decodificador, fonte); notebook e fonte; celular, central telefônica, walkie-talkie, aparelho telefônico, rádio e comunicador, aparelhos de CD/ DVD/ BLURAY e som; monitor/televisor CRT, LCD, LED, PLASMA, etc; equipamentos com placas de circuito impresso; cabos e fios em geral; eletrodomésticos; linha branca (geladeira, freezer, forno elétrico, microondas e máquina de lavar); pilha e bateria de celular (avulsa); e lâmpada de qualquer natureza.

 

 

 

Edição 2137

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.