Com o objetivo de discutir amplamente ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução dos desastres naturais, como também integrar a região na busca por soluções conjuntas para enfrentamento dos eventos climáticos, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, Ammvi, instituiu o Colegiado de Defesa Civil.
Participam do Colegiado secretários e técnicos municipais de defesa civil da região de Blumenau, incluindo Gaspar, engenheiros, arquitetos e um representante do Centro de Operação do Sistema de Alerta. ?Vamos canalizar os esforços e informações para buscar a melhor forma de prevenir principalmente as enchentes?, disse José Rafael Corrêa, secretário executivo da AMMVI.
Dentre os primeiros pontos discutidos pelo colegiado está a de quais municípios têm cota de alagamento para as ruas e mapear as áreas com risco de deslizamentos; criar uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para tornar possível a implantação de um Fundo Municipal para agilizar o processo de repasse de recursos; profissionalizar as defesas civis municipais; e elaborar um plano de contingência e um histórico de eventos climáticos. A próxima reunião do colegiado já está agendada e deverá ocorrer na segunda quinzena de novembro, com data a definir.
Edição 1334
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).