Os moradores do bairro Santa Terezinha esperam por uma nova reunião com o Poder Público Municipal para definir a solução de um problema que há meses está incomodando a comunidade: o mau cheiro provocado pelas bocas de lobo desde a implantação da nova rede de drenagem do bairro.
Em meados de novembro a comunidade esteve reunida com a secretária de Planejamento, Patrícia Scheidt, porém, como não houve nenhum consenso na reunião mediada pelo vereador Luis Carlos Spengler Filho, um novo encontro deve acontecer nos próximos dias.
O problema, segundo os moradores, é constante. ?Estamos convivendo com o mau cheiro todos os dias, o dia inteiro. Antes tínhamos o problema das águas, agora temos o problema do fedor?, reclama Rafael Spengler. A moradora Márcia Schmitt faz coro com Rafael e pede solução urgente para o problema.
Conforme o morador Angelo Schmitz, o mau cheiro é causado por causa da ligação dos esgotos das residências, que está sendo feita diretamente na rede de drenagem das águas pluviais. ?A secretária nos deu esta explicação e disse que caberia a nós, moradores, instalar fossa-filtro e fazer a manutenção anual para evitar o cheiro. Mas ao que sei, não é permitido jogar o esgoto na drenagem das águas pluviais?, questiona o morador.
Patrícia explica que a Prefeitura recebeu uma licença da Fatma para executar as obras neste sistema, pois a cidade não possui rede de esgoto. ?Assumimos o compromisso com a Fatma de que vamos atrás de recursos para conseguir instalar uma rede de esgoto no bairro e estamos indo atrás destas verbas. Já temos recursos garantidos para a confecção do projeto, que deve ficar pronto no próximo ano. Com o projeto em mãos, vamos em busca de recursos para as obras de instalação da tubulação?, garante a secretária, que pediu a parceria da comunidade para amenizar o problema até que as verbas para a rede de esgoto sejam liberadas. ?Vamos executar estas obras, mas é um projeto caro, de cerca de R$15 milhões e que vai contemplar o bairro Santa Terezinha, Sete de Setembro e Centro. Até que ele seja realizado, se cada morador mantiver sua fossa limpa e quem não tem instalar fossa-filtro, o problema do mau cheiro será amenizado?, explica.
Solução
Uma das propostas da comunidade para solucionar o problema de forma imediata é a instalação de sifões nas bocas de lobo. ?A tubulação antiga tinha sifões e por isso não tínhamos este problema?, sugere Angelo.
Patrícia explica que os sifões acumulam muita areia, o que voltaria a impedir o escoamento das águas e poderia voltar a causar os alagamentos no bairro, que foram solucionados com a obra de drenagem. ?Não podemos alterar o projeto antes de ser finalizado. Já me comprometi com a comunidade de ver com nosso engenheiro a possibilidade de colocar sifões, mas eles poderão causar problemas na obra de drenagem?, comenta Patrícia.
Edição 1348
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).