Estradas do Baú estão liberadas - Jornal Cruzeiro do Vale

Estradas do Baú estão liberadas

24/03/2009

12MD.jpgOs moradores que residem na região do Baú já têm acesso liberado para chegarem às suas casas. Na última semana os trabalhos de reabertura das vias foram concluídos e agora os serviços serão concentrados na macadamização, recuperação e prevenção a novos deslizamentos e enxurradas. O acesso a todos os locais do Complexo do Baú pode ser feito através de automóveis convencionais.

Apesar da liberação, é necessário ter cautela. A Secretaria de Obras informa que há locais em que as ruas ainda estão estreitas e as pontes, arrancadas pela força das águas, ainda não puderam ser recuperadas, havendo a necessidade de utilizar estradas alternativas. Há trechos em que os caminhos podem estar bloqueados devido às máquinas e caminhões que realizam as obras de conserto e prevenção. Os ribeirões já estão sendo desassoreados e dragas trabalham para a retirada da areia em locais mais baixos.

A rede elétrica ainda não foi instalada completamente, mas todas as casas já têm abastecimento garantido. A telefonia também permanece prejudicada e ainda há residências sem telefone fixo.

Os moradores que necessitarem de laudos de liberação ou interdição das residências das regiões Alto Baú, Alto Braço do Baú, Braço do Baú, Baú Seco, Baú Central e Baú Baixo, atingidas já podem obter o documento na Defesa Civil de Ilhota. Os comprovantes foram produzidos pelos geólogos do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Curiosos

As pessoas que tenham interesse em visitar as localidades da região do Baú devem aguardar a liberação total das estradas, de acordo com orientação da equipe da Secretaria de Obras do município de Ilhota. Todas as barreiras já foram retiradas, porém os caminhos ainda não estão nas melhores condições de tráfego, pois a liberação foi prioridade para que os moradores da localidade pudessem retornar às suas casas pois muitos estavam morando em abrigos ou com familiares e amigos.

Apesar das passagens descongestionadas, há locais que ainda não foram macadamizados e há máquinas de grande porte trabalhando durante o dia.

Para garantir a segurança dos visitantes, os motoristas que não são moradores ou não trabalham na região devem evitar transitar nestas ruas no decorrer das próximas semanas.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.