O colorido, as formas e linhas do artista plástico brasileiro Romero Brito foram estudados pelos alunos das escolas Ferandino Dagnoni e Augusto Schramm em um projeto desenvolvido pela professora de Artes, Celina Sansão Spengler. O trabalho realizado pelos alunos consiste na elaboração de obras com as características marcantes do artista e colagem das obras nos brinquedos dos próprios alunos.
Da mesma forma que Romero Brito não se limitou à arte em si e estampou seus desenhos em embalagens, na moda e até mesmo em carros e garrafas, a professora resolveu que seria apropriado estender a produção de seus alunos para seus brinquedos. ?Queremos continuar o projeto das obras fazendo o mesmo em algum móvel ou objeto da escola?, revela. Em suas obras, Romero Brito explora o contorno preto nos desenhos, que retratam animais, plantas, objetos, pessoas, entre outras possibilidades, o que também foi feito pelos alunos das duas escolas já citadas.
Sobre o andamento do projeto, a professora Celina diz-se contente com os resultados que obteve até o momento. ?A aprendizagem tem sido muito enriquecedora e as crianças ficaram encantadas com seus brinquedos?. Os pequenos alunos tiveram a oportunidade de fazer a mudança nos próprios objetos. Foram eles os responsáveis pelo processo artístico que trouxe uma roupagem totalmente diferente aos brinquedos antigos, fazendo com que parecessem novos. Carrinhos, pequenos móveis e utensílios de cozinha foram as telas dos estudantes, que após desenhar e pintar em papel, recortaram cuidadosamente pedaços de suas obras de arte e os grudaram com cola branca na superfície destes brinquedos, formando um belo mosaico. Tudo isto, realizado sob a orientação da professora de artes.
Romero Brito
O artista plástico pernambucano tem fama mundial pelos trabalhos desenvolvidos dentro de um estilo denominado Pop Art. Desde pequeno, deixava-se envolver pela sua imaginação e com muita criatividade realizava pinturas em sucatas, papelão e jornal, por ser um menino pobre e não possuir recursos para materiais mais sofisticados. Seu talento precoce foi descoberto, o que tornou possível que com 14 anos fizesse sua primeira exposição pública, vendendo seu primeiro quadro. Hoje o artista mora nos Estados Unidos e é muito admirado por grande parte das estrelas de Hollywood.
edição 1245
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).