Estudantes da Norma produzem telas com materiais alternativos - Jornal Cruzeiro do Vale

Estudantes da Norma produzem telas com materiais alternativos

02/08/2011

fotopg11abreMD.jpgOs cartazes expostos nas duas paredes do corredor do primeiro andar da Escola Norma Mônica Sabel mostram os trabalhos produzidos pelos alunos das quatro oitavas séries da escola durante as aulas de Artes.

Vick Muniz, artista plástico, foi estudado pelos alunos da professora Maria Rogéria da Silva durante as aulas do primeiro semestre e as obras dos estudantes foram produzidas a partir da observação dos trabalhos deste brasileiro hoje radicado em Nova York.

?Vick usa todo o tipo de material possível e com isto cria obras de arte. Os alunos aqui também utilizaram material alternativo para a elaboração dos trabalhos, como algodão, papel, macarrão, glitter, pontas de lápis, lantejoulas e tampinhas de garrafa entre muitos outros?, declarou a professora enquanto indicava os materiais nos trabalhos dos alunos.

Antes da criação das peças, um documentário sobre o trabalho que foi realizado por Vick Muniz em um lixão do Rio de Janeiro, intitulado ?Lixo Extraordinário?, foi passado para que os alunos percebessem que muita arte pode ser feita com o que as pessoas costumam simplesmente jogar fora. A professora acredita que este documentário abriu a cabeça dos alunos e os preparou para a tarefa de elaboração de seus próprios trabalhos.

?Ver o documentário foi bom para a gente aprender mais sobre a limpeza das ruas e a preservação do meio ambiente. Nós pudemos ver que muito do que jogamos fora em casa seria material para uma obra, como faz o Vick Muniz?, ressaltou Matheus Henrique Santos Martins. O aluno fez seu trabalho em dupla, com o colega Gabriel Pedroso Madrid, em que reproduziram uma propaganda da Coca-Cola, usando para isto arroz, farinha, pedrinhas e miçangas.

Estreia

Esta é a primeira vez que a professora trabalhou o artista plástico com seus alunos, e ela afirma que no próximo ano pretende trabalhar este ou outros artistas brasileiros com as salas de ensino fundamental. Além de suas famosas obras, Vick Muniz também ficou conhecido em todo o país pelo trabalho produzido para a abertura da novela global Passione.

A professora Maria Rogéria conta que sempre tenta focar produção de arte nacional em suas aulas, valorizando assim uma ótima safra de artistas brasileiros que hoje já possuem renome nacional, como também é o caso de Romero Britto.

Edição 1314

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.