Eventos marcam 150 anos da Freguesia São Pedro Apóstolo - Jornal Cruzeiro do Vale

Eventos marcam 150 anos da Freguesia São Pedro Apóstolo

26/04/2011


150anosfreguesialbumMD.jpgO barulho dos fogos de artifício chamou a atenção de todos os moradores da região central de Gaspar na madrugada desta segunda-feira, 25. O estouro marcou o início das comemorações dos 150 anos da Freguesia São Pedro Apóstolo e iluminou os céus da cidade por volta das 6 horas da manhã de ontem.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

A cerimônia organizada pelos fiéis católicos foi a primeira, de uma série de eventos que visam comemorar o sesquicentenário da instalação de uma igreja católica na cidade. Na noite de ontem, uma missa especial deu continuidade às comemorações.

Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e puderam acompanhar a missa celebrada por Dom José Negri e que teve a participação de Dom Jaime, quarto bispo gasparense recém ordenado. Padres nascidos na cidade também foram convidados e prestigiaram a cerimônia, bem como católicos de toda a região do Vale do Itajaí. ?Este é um momento muito importante de nossa comunidade. Completar 150 anos de freguesia é um marco da fé e testemunho da comunidade. É muito gratificante ver um trabalho que começou tão pequeno ganhar tamanha proporção em toda a região do Vale?, comenta o pároco Frei Germano Gesser.


História
Nesta quarta-feira, 27, as comemorações continuam, com uma sessão solene que vai resgatar a história da Freguesia São Pedro Apóstolo na Câmara de Vereadores da cidade. A cerimônia inicia às 19h e terá a participação da Banda São Pedro e  do Coro Misto Santa Cecília.

Também focado em fazer o resgate histórico da fundação da Freguesia, o Foto Clube de Gaspar preparou uma exposição ao ar livre, que já pode ser conferida em frente à Praça Getúlio Vargas.

 

edição 1286

Comentários

Adilson Luis Schmitt
26/04/2011 21:33
Comemorações dos 150 anos de Freguesia São Pedro Apóstolo:

Como bisneto de Adão Schmitt, neto de Antônio Pedro Schmitt e Filho de Boaventura José Schmitt que foram fabriqueiros (nome dados aos colaboradores) da Igreja Católica São Pedro Apóstolo nestes 150 anos, digo do orgulho que tive ao ver as fotos e a emoção dos presentes a belissima cerimônia realizada na noite de segunda feira.
A fundação desta Freguesia acaba se confundindo com a história da formação, do que hoje chamamos de Gaspar, a Cidade Coração do Vale.
Parabéns a todos que não desanimaram, mesmo nos momentos mais difíceis e cabe a nós atuais descendentes ou não dos fundadores, gasparenses nascidos ou de coração, mantermos este grande Patrimônio Cristão, forte e coeso.

Mais uma vez parabéns a toda a comissão organizadora e aos familiares dos fundadores da Freguesia São Pedro Apóstolo.

Adilson Schmitt
Médico Veterinário.
Odir Barni
26/04/2011 19:07
Parabéns paroquianos de Gaspar, as imagens não deixa dúvidas de que a comunidade continua fervorosa na fé cristã. Quantos momentos especiais comemoramos neste recinto: meu filho Oberdan foi crismado e fez a primeira comunhão; minha filha Greicy, foi batizada em 25 de novembro de 1979 por Frei Haroldo Kohler, fez sua primeira comunhão; meus netos, se não me engano, todos foram batizados na Igreja Matriz de Gaspar. Foi alí também que foi batizamos com o sal, o [oleo e a luz de vela, meu único afilhado de Gaspar, Darlei da Silva, filho de Celso e Miriam Müller da Silva. É claro que a Igreja não tem a idade da Paróquia mas é a identificação material que ficou dos idealizadores e contrutores desta obra, um ¨cartão universal¨. Nas fotos do evento, dentro das comemorações, fico com a imagem de Carlos Spengler, meu grande amigo.; daqui uns 50 anos ele pode mostrar para seus netos que esteve presente na festa dos 150 anos da Paróquia de Gaspar. Parabéns aos religiosos, em especial ao nosso novo bispo, Dom Jaime Sspengler, filho da terra; aos administradores, ao Cruzeiro do Vale e aos fotográfos que deixaram para a posteridade imagens deste inesquecível acontecimento.
Carlos de Souza
26/04/2011 15:17
Parabéns, nossa igreja realmente merece.
Comemorações concerteza são sempre bem vindas.
Agora temos que concordar c/ a Srª Juliana.
06:00h da manhã ñ é existe motivo algum p/ os fogos, mesmo pq se fosse outra comemoração haveria um batalhão de policiais por motivo de poluição sonora. A igreja e seus fiéis merecem todos os festejos, mais por favor se contenham nas comemorações. É o que seria dito por muito aqui ali estavam na hora dos fogos.
Juliana
26/04/2011 14:46
Eu acho muito bonito toda essa comemoração e tal, mas só queria deixar registrada a minha indignção, pois 06:00h da manhã não é hora de soltar fogos de artifício. Moro no centro e minha filha pequena acordou muito assustada, chegou a passar mal. O barulho era tão alto que parecia que era dentro de casa. Eu acho que pra tudo tem limites.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.