Centenas de ex-expedicionários brasileiros estiveram reunidos em Jaraguá do Sul nos entre os dias 13 e 15 de novembro para o 22º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB. Entre os participantes estava o gasparense William Spengler, que não presenciou os terrores da Segunda Guerra Mundial, mas é um historiador e estudioso da Força Expedicionária Brasileira.
Herbert Wehmuth, único expedicionário gasparense ainda vivo, não participou do encontro pois, segundo sua esposa Siegrid, não foi informado sobre o evento. Aos 89 anos de idade, seu Bruda, com o é conhecido na cidade, é a memória viva da Segunda Guerra Mundial na cidade.
Durante o evento realizado em Jaraguá do Sul, os cerca de 300 participantes relembraram os momentos vividos na guerra e celebraram a vida que lhes foi preservada. Alguns representantes da Itália também marcaram presença. O evento encerrou na segunda-feira, feriado da Proclamação da República, com um desfile pela rua principal de Jaraguá do Sul.
Os ex-expedicionários também aproveitaram o encontro para conhecer o Museu da Paz, construído em homenagem aos pracinhas do Vale do Rio Itapocú, e que conta com mais de 300 peças originais referentes à Segunda Guerra Mundial.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO AQUI
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).