Exames chegam às mulheres do ESF do Belchior Baixo - Jornal Cruzeiro do Vale

Exames chegam às mulheres do ESF do Belchior Baixo

19/10/2010

Em mais uma ação contra o câncer de colo do útero, a Estratégia de Saúde da Família, ESF, do bairro Belchior Baixo realizará a coleta de material em exames preventivos da doença em um dia de cada mês, a começar por esta terça-feira, 19.


Sinara Daiane Herbstrith, enfermeira responsável pela coleta, revela que já costuma fazer a coleta todas as quartas-feiras na Unidade de Saúde do Belchior Alto, e agora amplia o serviço até a outra localidade. A coleta acontecerá das 8h às 15h daquele dia, sendo necessário agendar o exame por telefone ou pessoalmente na ESF.


?No Belchior Baixo temos uma unidade avançada de saúde, que só abre uma vez por semana, então decidimos fazer o exame uma vez por mês, já que sou somente eu que faço a coleta e muitas mulheres não podem vir até o Belchior Alto?, conta Sinara. Ela diz que trabalha no local há um ano e meio e que neste meio tempo nenhum caso da doença foi encontrado. Porém, Sinara ressalta que é de grande importância que mulheres façam o preventivo, tanto para ter um diagnóstico precoce da doença, quanto para a combater.
A unidade de saúde da localidade Belchior Alto costuma fazer 20 atendimentos deste tipo por mês enquanto poderia fazer 15 a cada dia que é dedicado aos exames. De acordo com a enfermeira, cerca de 30% das pessoas que agendam a coleta não aparecem para fazer o preventivo. ?Não conseguimos fazer um grande número de exames pois há um grande número de faltosas. Poderíamos fazer 60 coletas em um mês, aqui no Belchior Alto, no entanto, ficamos sempre com um número em volta de 20?.


Sinara afirma que ninguém fica sem exame, pois caso haja necessidade, se a agenda estiver sempre lotada, pode-se abrir um outro dia para que as mulheres possam fazer o preventivo. Ela acredita que falta consciência para as mulheres da importância de realizar o exame Papanicolau. Segundo números do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de colo do útero útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo que, somente ele é responsável pela morte de cerca de 230 mil por ano e há um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.


Para fazer o exame é necessário fazer o agendamento pelo telefone 3397-8229 ou ir ao ESF para marcar um horário. Além disso, exame a paciente não deve ter relações sexuais, não usar duchas ou medicamentos vaginais, em pelo menos dois dias antes do exame, não estar menstruada e realizar o exame pelo menos cinco dias depois da menstruação.

edição 1239

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.