Exercícios físicos fazem bem para a saúde e ajudam a manter o equilíbrio físico e emocional. Porém, se praticados da maneira errada podem prejudicar a saúde e levar a lesões, enfarto do miocárdio e até a um AVC ? Acidente Vascular Cerebral. Para evitar riscos, a prática do exercício deve ser sempre acompanhada por um profissional de educação física.
Os professores de educação física são responsáveis por observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientam a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrigem a postura durante a realização dos exercícios, conferem os batimentos cardíacos dos atletas, verificam a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites.
Apesar de importante, o profissional de educação física nem sempre foi valorizado. A profissão só foi regulamentada em 1º de setembro de 1998, data em que também foi estipulado o Dia do Profissional de Educação Física. Para Sebastião Schmitt Junior, profissional da área e proprietário de uma academia no centro da cidade, o acompanhamento de um profissional é indispensável. ?Somente um profissional vai saber dosar o exercício, melhorar a eficácia para que o aluno alcance seus objetivos, ensinar a maneira correta de se exercitar, entre outros benefícios?, explica o profissional.
Joel Reinert, aluno da academia de Sebastião, reconhece que malhar sem o acompanhamento de um profissional pode se rum risco. ?Com este acompanhamento conseguimos tirar dúvidas e ter a garantia de que estamos fazendo o treino de forma adequada?, afirma.
Na academia de Sebastião trabalham dez profissionais. São todos formados ou estudantes de Educação Física. A contratação de especialistas é uma recomendação do Conselho Regional de Educação Física e abre oportunidades para que estes profissionais entrem no mercado de trabalho. Além das academias, as escolas também são local de trabalho destes profissionais, que também podem atuar como personal trainer, uma prática ainda tímida na cidade de Gaspar.
Edição 1323
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).