Momentos marcantes da história do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) em Gaspar podem ser conferidos pela população através de uma exposição fotográfica no hall da Prefeitura Municipal e na sede do Samae. A exposição, que marca os 40 anos da autarquia a ser completado em 15 de dezembro, mostra a evolução do Samae desde a sua criação até os dias de hoje. Imagens como a inauguração da primeira estação de tratamento de água, principais obras de abastecimento de água, modernização de equipamentos, servidores que passaram pela autarquia e eventos constam na exposição.
As fotos devem ficar disponíveis para visitação na Prefeitura e Samae até o final do ano. ?Esta é uma forma de a população acompanhar a evolução do Samae que presta diariamente serviços essenciais aos munícipes. Todas as obras, novas estruturas e modernização dos equipamentos que o Samae fez nesses anos tiveram como principal objetivo proporcionar cada vez mais serviços de qualidade a todos?, salienta o diretor-presidente do Samae, Lovídio Bertoldi.
Sobre o Samae O Samae de Gaspar, entidade autárquica municipal, com personalidade jurídica foi criado através da Lei nº. 404, de 15 de dezembro de 1971. Inicialmente foi administrada pela Fundação SESP com o objetivo de tratar e distribuir água potável e implantar esgotamento sanitário.
A inauguração do sistema de abastecimento de água aconteceu em 08 de novembro de 1972. Na época, o Samae contava com uma captação de água e uma estação de tratamento, projetada para bombeamento e tratamento com capacidade de 26 litros por segundo, atendendo a 1.500 ligações com rede de distribuição somente na área central da cidade. Em 14 de setembro de 1979, o contrato com a Fundação SESP foi extinto, passando a ser administrada pelo Poder Municipal. O Samae, enquanto autarquia municipal, tem como objetivo administrar, manter, operar, conservar e explorar os serviços de água potável, ligação de esgoto e as coletas regular e seletiva do lixo gerado em Gaspar. Atualmente conta com uma equipe aproximada de 100 servidores efetivos e contratados, todos eles imbuídos em melhor atender as reivindicações da comunidade.
Texto: Assessora de Comunicação Samae Gaspar
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).