Famílias recebem chaves e mudam para casas da 470 - Jornal Cruzeiro do Vale

Famílias recebem chaves e mudam para casas da 470

08/11/2011

Mal souberam onde iriam morar e as famílias das costureiras Eva do Carmo Nogueira e Ivone Nogueira logo começaram a fazer a mudança para suas novas casas, no loteamento que está sendo erguido pela Prefeitura às margens da BR-470. ?Tive sorte em ficar do lado da minha mãe?, comemora Ivone, filha de Eva. As famílias moravam no Sertão Verde em 2008 e perderam tudo na catástrofe de novembro. Desde então, Eva e Ivone residiam em imóveis alugados no bairro Margem Esquerda.

As duas famílias receberam as chaves no último sábado, 5, à tarde e à noite já haviam colocado seus pertences nas novas mroadias. Com a ajuda de parentes, as duas terminaram a mudança no domingo. Os familiares ajudam para manter os alimentos frescos e, inevitavelmente, todo jantar acaba sendo à luz de velas, uma vez que a energia elétrica ainda não foi ligada. ?A gente passa necessidade, mas é da gente, né??, comentam mãe e filha. Também sem esgoto, Eva admite que apela para o mato quando precisa fazer as necessidades fisiológicas.

Apesar de terem recebido as chaves, a orientação da Prefeitura era para que as famílias não ocupassem as casas antes que fossem terminadas as obras de infraestrutura no loteamento. ?Avisamos a prefeitura que íamos nos mudar. Não tínhamos mais condições [financeiras] este mês?, afirma Eva. Segundo Ivone, o aluguel estava tão caro que comprometia a compra de itens que o pequeno Jackson, 9 anos, precisava para a escola. ?Já estava faltando dinheiro para o material e o pessoal da escola reclamava que ele ia sem uniforme.?

A secretária de Planejamento de Gaspar, Patrícia Scheidt, esclarece que os moradores não estão autorizados a residir no novo loteamento, podem apenas deixar pertences nas casas. ?Vamos retirar estas famílias de lá?, avisou a secretária no início da tarde desta segunda-feira, 7, quando fiscais da prefeitura foram até o local conversar com os donos das residências.

Loteamento

Ao todo, serão investidos R$ 2 milhões nas obras de drenagem, rede de esgoto, pavimentação das vias, construção de calçadas, ciclovias, entre outras especificações do projeto de urbanização do loteamento erguido às margens da BR-470.

A escola Angélica Costa, que ficava no Sertão Verde e foi destruída na tragédia de 2008, também será reconstruída no novo loteamento às margens da BR-470. Segundo a secretária de Planejamento, a praça esportiva será o único item do projeto que não será executado neste momento.

O loteamento contempla 89 casas em PVC, com 36 metros quadrados cada, doadas pelo reino da Arábia Saudita e foi projetado para se tornar um bairro modelo.

Samae executa obras no local

Durante a manhã desta segunda, 7, uma equipe do Samae trabalhou na instalação da tubulação de água tratada no loteamento.

Segundo o engenheiro civil, Ricardo Alexandre da Silva, a previsão é de que as obras da rede de esgoto comecem até o início de 2012, após a conclusão das obras que estão em andamento nas ruas São José, São Pedro (Centro) e Luiz Franzói, na Margem Esquerda. Também está prevista a construção de uma estação de tratamento próximo ao loteamento. Atualmente, o Samae está comprando o material para esta obra. No loteamento já foram colocados postes e feitas algumas ligações elétricas.

Edição 1341

Comentários

Débora Frena
10/11/2011 12:39
Lutamos por um gaspar mais humano!
Carlinhos
08/11/2011 22:01
É Gilberto o Samae vai ter que gastas mais cloro no tratamento do agua, pois sem duvidas vai ter mais M? despejada no rio.

Tá tudo erado mesmo, o Prefeito deveria ter entrega casas com o minimo de infra estrutura básica, e não ter empilhado pessoas naquele local.

Ei senhor Prefeito, Saneamento Básico é Saúde, ou o senhor ainda não aprendeu.
FRANCISCO EDUARDO ANDRIETTI
08/11/2011 16:48
E COM IMENSO PRAZER QUE AGRADECEÇO O ESFORÇO DA PREFEITURA ,ASSIM SENDO COM O SORTEIO O SONHO FICOU MAIS PERTO DE SER REALIZADO ASSIM SENDO PODEMOS NESSE MEIO TEMPO CUIDAR DO QUE E NOSSO E NAO FICAR MAIS NA DUVIDA DAS ENTREGAS DAS CASAS ;SENDO ASSIM ALIVIA MAIS A DOR DAS PERDAS DE 2008, NAO ESQUECENDO ASSIM NOITES DE ANGUSTIA DE 2008 AGRADEÇO A CONFERENCIA VICENTINA JUCENIRA SENHOR JA FALECIDO ENESTO AS DIFERENTES RELIGIOES ,MEDICOS ENFENFERMEIROS TANTO DO MUNICIPIO COMO DE OUTROS ESTADOS ;LIONS CLUBE AS DIVERSAS DOAÇOES QUE AQUI CHEGARAM ENFIM INFINITAS PESSOAS QUE ESTIVERAM ENVOLVIDAS MESMA NAQUELES MOMENTOS ACHO QUE FOI DIFICIL ALGUEM FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS DE ALGUMA FORMA TODOS SE ENVOLVERAM AGORA E VIDA NOVA AGRADEÇO A AJUDA DE TODOS ANTIGO ENDEREÇO 2008 RUA DIOGO TEODORO PEREIRA 433 MARGEM ESQUERDA DEIXO AQUI O MEU CONVITE A TODOS OS MEUS AMIGOS SE PUDEREM ME VISITAR SERAO RECEBIDOS DE BRAÇOS ABERTOS NA MINHA PEQUENA GRANDE CASA BR 470 NUMERO 92 73 ESTOU ESPERANDO ASSIM QUE ESTIVER MORANDO LA OBRIGADO MESMO.
pedro
08/11/2011 11:50
quem vai cuidar dos pertences das familias, a prefeitura

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.