Se você é hipertenso ou diabético e faz uso dos medicamentos distribuídos pela Farmácia Básica de Ilhota, precisa ficar atento. Neste mês de fevereiro a equipe da Secretaria de Saúde está fazendo um recadastramento e espera recolher as informações de todos os usuários de medicamentos contínuos até o final do mês.
Para o cadastro é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência recente, títucartão SUS e cartão da família (PSF). ?É muito importante que todos os moradores que utilizam medicamentos continuamente façam este cadastro. É uma exigência do Governo Federal. Quem não fizer, estará sujeito a não receber a sua medicação?, explica a coordenadora e farmacêutica, Elizabeth Nunes.
O recadastramento pode ser feito direto na Farmácia Básica, que funciona ao lado do Posto de Saúde Central, ou nas cinco unidades de saúde da cidade.
A expectativa da equipe de Saúde é de que cerca de 1000 a 1500 pessoas façam uso dos medicamentos controlados no município de Ilhota. ?Não temos os dados exatos e para isso é que precisamos fazer este recadastramento, para ter informações precisas, pois temos novos usuários todos os semestres e os dados precisam ser atualizados?, explica a farmacêutica.
Medicamentos
Entre os medicamentos distribuídos de forma gratuita pela Farmácia Básica para o tratamento de hipertensos e diabéticos estão o captopril, metildopa, hidroclorotiazida, glibenclamida e o metformina.
?Estes são os medicamentos essenciais para o tratamento destas doenças, mas também distribuímos outros para a comunidade?, destaca Elizabeth.
Para retirar os medicamentos é preciso estar cadastrado na Farmácia Básica ? e agora fazer o recadastramento ? além de apresentar a receita médica atualizada a cada seis meses.
As exigências são do Ministério da Saúde, que mantém o programa Farmácia Básica.
Em Ilhota, a farmácia foi criada em 2005 e desde então atua na distribuição de medicamentos para a população. Somente no ano de 2010, o órgão realizou 41.614 atendimentos.
edição 1265
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).