A tradição de finados continua viva entre os gasparenses e, há quase uma semana da data, muitas pessoas já foram até o cemitério para limpar e arrumar os túmulos de entes queridos que já deixaram este mundo.
Sem tirar o olho da lápide do filho, morto em um afogamento há cerca de 14 anos, Terezinha da Silva, 61 anos, comentou que este dia é importante, pois aqueles que não estão mais aqui serão lembrados pelo menos nesta determinada data pelos seus amigos e familiares que não costumam visitar o cemitério.
Com os olhos cheios de lágrimas, Terezinha conta a história de seu filho, que morreu novo, tinha apenas 26 anos quando se afogou na praia, e afirma que não há sequer um dia em que tenha sossego, em que não se lembre dele.
?Venho todos os anos arrumar para o dia de finados e também em várias outras ocasiões. Sinceramente, não tenho vontade de vir, mas no fim, me dá um alívio pois fico aqui lembrando do meu filho?.
Em um local próximo à mulher estava outra, também de nome Terezinha, mas de sobrenome Deschamps, que esfregava vigorosamente a lápide dos pais com produtos de limpeza, para deixá-la o mais limpa possível.
Ela conta, sem interromper seu trabalho, que naquele mesmo dia havia feito a limpeza em mais três túmulos que pertencem à sua filha, seu sogro e sua sogra, e que no momento, estava no túmulo de seus pais, que viveram muito e acabaram morrendo devido à idade avançada que tinham.
?Venho várias vezes por ano, não só quando é finados, mas em todas as datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães. Aqui estão pessoas de que não esquecemos nunca, que são sempre lembradas em casa?.
Dia de finados
O dia de finados é uma tradição que teve como base o costume dos primeiros cristãos de visitar os túmulos dos mártires, para relembrar seus feitos e rezar por todos que morreram. No século V, a Igreja tinha um dia reservado para rezar pelos que morreram, pessoas das quais ninguém lembrava ou pelas quais ninguém rezava.
Foi apenas no século XIII que foi instituído o dia 2 de novembro como o dia de finados, pois no dia 1º do mesmo mês é o dia de Todos os Santos. A tradição de limpar e arrumar os túmulos e ainda rezar pelos entes queridos que já não estão mais neste mundo mantêm-se viva a cada ano que passa, por fiéis que recordam com saudades os bons momentos que ficaram na memória.
Celebrações de Finados
Paróquia - Local - Horário
São Pedro Apóstolo - Cemitério - 8h
São Pedro Apóstolo - Igreja Matriz São Pedro Apóstolo - 19h
Imaculada Conceição - Paróquia - 19h30
Sagrado Coração de Jesus - Igreja São José (Arraial) - 7h
Sagrado Coração de Jesus - Paróquia - 9h
edição 1242
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).