-------------------------------------------------------
Tradição. Quando falamos de Gaspar, logo vem à cabeça os festejos populares e religiosos que anualmente reúnem milhares de pessoas. A confraternização católica mais famosa da cidade Coração do Vale é a Festa de São Pedro Apóstolo, realizada em toda extensão do Salão Cristo Rei e dependências da Igreja Matriz, no Centro da cidade.
Em 2019, as homenagens ao padroeiro chegam a sua 169ª edição. O grande encontro, iniciado com missa e procissão luminosa no último domingo, 23 de junho, segue até o dia 30, quando ocorre a tão esperada procissão pelo Rio Itajaí-Açu, a missa dos festeiros e o último dia de festividades. Além do bonito trabalho voluntário, uma das marcas do povo gasparense, a festa está sendo ainda melhor por conta da estrutura física que a comporta. Graças ao ritmo acelerado da nova construção, boa parte do Passeio São Pedro está apta para receber toda a comunidade.
No subsolo, onde futuramente vai funcionar o estacionamento, acontece a venda de churrasco e os leilões de gado. Já no primeiro piso ocorrem as atrações populares, como sacola surpresa, pescaria, porquinho da Índia e roda da fortuna. É nesse mesmo andar que estão sendo comercializadas as guloseimas. Apesar de mais espaço e conforto, a venda dos deliciosos pasteis, sonhos, cucas e bolos segue no mesmo lugar das edições anteriores.
‘A exemplo de São Pedro, arautos da Paz e do Bem’. Esse é o tema da 169ª Festa de São Pedro Apóstolo de Gaspar. O lema trabalhado neste ano é ‘Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6,33)’.
Pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Frei Paulo Moura garante que a organização está a todo vapor e que a festa desse ano vai entrar para a história da paróquia e da cidade. “Será um verdadeiro marco para a comunidade. E a festa será ainda mais especial por conter o maior número de festeiros de todos os tempos. São 65 pares. Ou seja, 130 pessoas. O clima parece que vai colaborar e estamos muito animados porque o andamento das obras do Passeio São Pedro aconteceu dentro do planejado”.
Outro ponto enfatizado pelo pároco Frei Paulo diz respeito ao verdadeiro motivo da festa. “Evangelização! Que seja um momento de comunhão, fraternidade, união entre as famílias e paroquianos. Vêm pessoas de várias cidades, não é uma festa apenas municipal, mas de toda a região. Uma tradição muito forte”.
Nesta sexta-feira, 28 de junho, a missa marca o segundo dia do Tríduo. Com início às 19h, os momentos de fé e devoção terão como pregador Dom Rafael Biernaski, que vai falar sobre o resgate da dignidade dos filhos de Deus.
Para o sábado, 29, terceiro e último dia do Tríduo, estão previstas duas missas. A partir das 15h, será realizada a Missa da Catequese Paroquial. Mais tarde, às 19h, acontece a missa com tema ‘Edificar a Igreja’.
Um dos pontos altos da programação religiosa é a ‘procissão pelas águas do rio Itajaí-Açu’, que acontece no domingo, dia 30, pela manhã.
Como de costume, paralelamente à programação religiosa, os festejos populares recebem muita atenção. O famoso churrasco da Festa de São Pedro já começou a ser vendido na quinta-feira, dia 27. A programação com completo serviço de bar e cozinha segue nesta sexta, dia 28.
No mesmo ritmo, o sábado e domingo, dias 29 e 30 de junho, prometem animar a todos. Além das atrações já mencionadas, uma vem sendo destaque desde o início da festa: o bazar das bordadeiras.
O sol ainda não vai ter aparecido e, na madrugada de domingo, dia 30, voluntários e participantes da Procissão Fluvial de São Pedro estarão às margens do rio Itajaí-Açu, no bairro Poço Grande, para o esperado momento. A saída da procissão está marcada para às 7h e o ponto de encontro é a Deschamps Extração de Areia, em frente ao Moendão.
Uma jangada de madeira, apelidada de ‘Jabiraca’, terá a nobre missão de transportar a imagem de São Pedro pelo rio até a Igreja Matriz para a missa dos festeiros. Ela foi construída por José Alberto Schmitt, o Pinoco, seus filhos Marcos e Junior e os funcionários da Pinoco´s Cana. Com 12 metros de comprimento e três de largura, a ‘Jabiraca’ será acompanhada por caiaques, botes e canoas. “Convidamos todos que tem embarcações para participar. É uma procissão muito organizada e esperada por todos. Quem não conseguir participar é convidado a esperar às margens do rio para acenar e apreciar o lindo momento”, diz Gilberto Schmitt, um dos coordenadores da procissão.
A procissão é realizada com o apoio de Madeiras Werner; Britagem Barracão, na pessoa do proprietário Antônio Assini; empresário Amadeu Mitterstein e Deschams Extração de Areia. Todo o percurso será acompanhado pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar, Defesa Civil e Marinha do Brasil.
-------------------------------------------------------
Ademir Luis Figueredo e Joseane Pitz
Alfredo Soares e Márcia Claudete Soares
André Bohn e Karin Aline Schramm Bohn
Aniceto Deretti e Maria Eliane Reinert Deretti
Antônio Amarildo Alves e Irene Alves
Antônio Assini e Sulian Assini
Antonio Soares e Maristela Koerich Soares
Artur Henrique Spengler e Vera Lucia Wehmuth Spengler
Carlos Xavier Werner e Maria de Lourdes Wilvert Werner
Cecília Bohn dos Santos e Olívia Testoni
Celso Papp e Maria Tereza Papp
Diego Back e Franciele Daiane Back
Edemar Enio Wieser e Irani Fatima Santini Wieser
Edilar Chiesa e Ivete Chiesa
Edson Luis Pereira e Eliete Reinert Pereira
Felipe Testoni da Silva e Siliandra Willenbring
Francisco Alcir Conceição e Maria Conceição
Francisco Theiss e Cynthia de Souza Theiss
Gilberto Rodrigues e Paola Romina de Medeiros Rodrigues
Graciano José Bonetti e Cristiane Schramm Bonetti
Guilherme Luis Schmitt e Camila Thaiana Cordeiro Schmitt
Gustavo Debortoli Daroxi e Maria Augusta Tonioli
Ivo Crug e Lídia Tomio
Ivo Carlos Duarte e Maristela Debortoli Duarte
Jackson Bratfisch e Caroline Debortoli Bornhausen
Jaildo Dalarosa e Vanessa Hostin da Cruz
Jefferson Schramm e Débora Zuchi Schramm
João José Cordeiro e Lilliane Fagundes
João Vitor Zimermann e Bruna Fraga Sborz Zimmermann
José Alberto Schmitt e Erli Terezinha Wisbeck
José Idelmar Cândido e Rosa Guedes Cândido
José Silvio Pereira e Nahir Maria Pereira
Juarez Schmitz e Viviane Mewes
Juliano Schmitt e Carolina Sofia da Silva
Julio César Meyer e Margarete dos Santos Meyer
Leandro de Souza e Gilmara Denise Lange de Souza
Luiz dos Santos e Elza dos Santos
Marcelo Ricardo Maes e Giovana Schmitt Maes
Marcio da Silva e Clarice Demmer da Silva
Marco Aurélio Reinert e Gilcemara Cristina Pereira Reinert
Marcos Antônio Lunardelli e Elza Maria Arenhardt Lunardelli
Margarida Cecília Marquetti e Maria Cristina de Andrade
Mario Jorge de Souza Junior e Patrícia Cristina Treuk Mendes
Mário José Schmitt e Rosana Cristina Angioleti
Mário José Wilbert e Sônia Quintino
Mario Roberto Fioravanso e Larissa Tuany Schmitt
Mauri Tomás Reinert e Elinésia Poli Reinert
Moacir Bertolino e Sandra Welter
Moises Venera e Rosana Regina Venera
Neudi Magro e Noeli Salete Magro
Olavio Pereira e Marlene Luiz Pereira
Osni Fabiano dos Santos e Luciana Nagel dos Santos
Pedro Inácio Bornhausen e Lorena Bohn Bornhausen
Pedro Luiz Schmitt e Alessandra Albino
Ricardo Vilmar Alves e Eliana Sabel Hostins Alves
Rodrigo Boeing Althoff e Helena Maria Melchioretto
Rodrigo dos Santos e Maike Juliana Werner dos Santos
Rogério Wieser e Rosana Muller Wieser
Roseli de Borba e Maria Salete de Borba
Rosiel Morello e Andréia Morello
Sebastião Dourado e Marli Dourado
Valdir Kustner e Adriana Germer Kustner
Valmor Beduschi Junior e Débora Sestari Beduschi
Volnei Roberto Chiodini e Daniela Fernanda Vota Chiodini
Walter Max Heinig Neto e Bruna Luciana dos Santos Heinig
Certamente, você contava os dias para o início da venda dos deliciosos sonhos da Festa de São Pedro Apóstolo. A espera acabou! Desde às 11h desta quinta-feira, 27 de junho, toda a comunidade já pode se deliciar com esse doce tão especial. É hora de relembrar o gosto da temporada de festejos populares e, para quem ainda não experimentou, conhecer o famoso sonho preparado pelos voluntários.
Neste ano, estão sendo vendidos três sabores de sonhos: doce de leite, goiabada e creme. A unidade é comercializada pelo valor de R$4 e pode ser levada para casa. Quem tiver interesse, pode comprar os produtos no Salão Cristo Rei até o fim dos festejos, no domingo, dia 30.
___________________________________________________
A comunidade gasparense já tem compromisso marcado para a noite desta quarta-feira, 26 de junho. Isso porque, a partir das 18h30, será servida a tradicional macarronada da Festa de São Pedro Apóstolo no Salão Cristo Rei. O delicioso prato será preparado pelos voluntários do grupo Gasparetto e o valor de adesão é de R$25 por pessoa. Os cartões podem ser adquirido na hora.
Como de costume, a macarronada pode ser degustada com variedade de molhos. Entre eles, os tradicionais carbonara, ao pesto e bolonhesa. Além disso, alguns acompanhamentos prometem deixar o prato principal ainda melhor, como salada e queijos. Quem preferir, pode preparar uma marmita e saborear a macarronada em casa.
___________________________________________________
A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo ficou lotada na noite de domingo, dia 23 de junho, para a missa de abertura da Festa de São Pedro 2019. A celebração foi presidida pelo pároco, frei Paulo Moura, e teve a participação da comunidade e também dos festeiros e voluntários que dedicam seu tempo à organização da festa.
Como todos os anos, o final da celebração foi marcado por uma procissão luminosa pelas ruas centrais de Gaspar. Segurando velas, os fieis desceram o morro da igreja seguindo a imagem de São Pedro e voltaram ao pátio da igreja, onde foi realizada a bênção final.
___________________________________________________
Faltam poucos dias para mais uma edição da tradicional Festa de São Pedro Apóstolo em Gaspar e a comunidade se pergunta se os festejos serão realizados no Passeio São Pedro, grande obra que está sendo erguida no pátio do salão Cristo Rei. E a resposta é: sim. Na manhã de quarta-feira, dia 19 de junho, o pároco da igreja, frei Paulo Moura, reuniu a imprensa gasparense para repassar todos os detalhes da festa e afirmou que serão utilizados os espaços ainda em construção para as festividades.
A 169ª Festa de São Pedro acontece entre os dias 26 e 30 de junho e terá o tema ‘A exemplo de São Pedro, arautos da Paz e do Bem’. “Será uma festa histórica, já que é a primeira a acontecer no novo local”, disse o frei.
Como a estrutura completa ainda não está pronta, serão utilizados na festa d 2019 o subsolo, que futuramente vai abrigar o estacionamento; e o primeiro piso. No subsolo vai acontecer a venda de churrasco e o leilão do gado. Já o primeiro piso vai comportar barracas com brincadeiras e guloseimas. A venda dos demais alimentos, como pastel, sonho e cuca, continua no salão Cristo Rei.
O novo prédio que vai abrigar salas comerciais e também a Festa de São Pedro está longe de ser finalizada. Porém, conforme afirma o pároco frei Paulo, todas as questões que envolvem a liberação da festa já estão encaminhadas. “Como a obra ainda está em andamento, tínhamos muitas preocupações. Uma delas era em relação à liberação do Corpo de Bombeiros. Mas essa, graças a Deus, agora é uma questão praticamente resolvida. A obra em si está muito adiantada. Começou há apenas dois meses e está saindo tudo como planejado”, garante.
Os 65 casais de festeiros, somados a toda organização macarronada. No dia 27, será servido um delicioso buffet de sopas. Nos dias 28 e 29, o churrasco de igreja promete atrair centenas de pessoas para a festa. E no dia 30, domingo, a comunidade promete lotar para o tradicional almoço de domingo. Durante a festa haverá ainda venda de pasteis, sonhos, cucas, pães, pinhões, quentões e bolos.
A programação religiosa da festa inicia neste domingo, dia 23, com a procissão luminosa pelas ruas centrais de Gaspar. Depois, nos dias 27, 28 e 29 de junho, as celebrações serão presididas pelo Bispo Dom Rafael. Também no dia 27, às 16h, o padre João Bachmann celebra a ‘missa dos enfermos, da cura e da saúde’.
No domingo, dia 30, a programação inicia mais cedo. Às 7h, inicia no bairro Poço Grande a Procissão de São Pedro pelas águas do rio Itajaí-Açu. A procissão segue até os fundos do Restaurante Beira Rio, com previsão de chegada às 9h30 com a imagem de São Pedro para a Missa dos Festeiros.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).