De vez em quando, a situação dos fios pendurados nos postes de energia elétrica vira assunto em Gaspar. Isso porque, em alguns locais, a situação se torna uma verdadeira afronta à visão. Mas, você sabia que desde 2019, após a aprovação de um Projeto de Lei de autoria do vereador Francisco Hostins Junior, esses fios soltos podem resultar em multas para as empresas responsáveis? Desde esta data, o Procon de Gaspar recebeu 64 reclamações, que geraram quase 400 notificações às empresas de telefonia, TV e internet.
No momento, há apenas um processo em que a empresa será multada por descumprimento de prazo. Os demais casos foram resolvidos dentro dos vinte dias para adequação. Mesmo assim, quem passa pelas ruas de Gaspar percebe que há muitos postes com fios soltos ou emaranhados.
De acordo com o Procon de Gaspar, a maior demanda de denúncias vem por meio dos consumidores. Para denunciar fios que apresentam perigo, basta comparecer ao Procon (na sede da prefeitura) e formalizar a reclamação. É importante levar um registro fotográfico e a localização exata do poste.
Ao todo, o Procon de Gaspar realizou 6.169 atendimentos em 2023. Destes, 3.133 geraram notificações. Neste ano, já são 725 atendimentos que resultaram em 409 notificações.
![]() |
![]() |
O projeto de lei ordinária n. 3960/2019, de autoria do vereador Francisco Hostins Junior, foi apresentado na Câmara de Gaspar em 7 de fevereiro de 2019. A proposta foi aprovada por unanimidade no dia 12 de março do mesmo ano.
Edição 2141
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).