Bernúncia, maricota, doutor, viúva. Estes são apenas alguns dos personagens que compõem a história do Boi-de-Mamão. Considerada uma das principais tradições do folclore brasileiro, a apresentação atrai a atenção de crianças e adultos por todos os cantos do Brasil e na fria manhã desta segunda-feira, 22, Dia do Folclore, foi a vez da população gasparense conferir a engraçada história.
A apresentação, cantada e encenada pelos alunos da escola Vitório Anacleto Cardoso, chamou a atenção de todos que passaram pela praça Getúlio Vargas e integrou a programação do Dia do Folclore em Gaspar.
Além dos pequenos estudantes, as meninas da escola Zenaide Schmitt Costa também se apresentaram com uma dança de pau de fita. ?Esta e outras danças folclóricas são muito importantes para resgatar a cultura de nossas crianças?, ressalta a professora de dança responsável pela coreografia das meninas, Giovana Hostert.
A dança folclórica é apenas uma das muitas coreografias ensinadas nas escolas municipais de Gaspar através das aulas de dança oferecidas pela Casa das Oficinas, mantida pelo Departamento de Cultura. A coreografia apresentada pelas alunas da escola Zenaide Schmitt Costa na manhã desta segunda-feira será apresentada novamente no Festival Escolar de Dança, que acontece no mês de outubro.
Gabriel Correa, diretor de Cultura e organizador das comemorações do Dia do Folclore em Gaspar, destaca a importância de levar o folclore até as salas de aula. ?É muito importante que as crianças aprendam sobre o folclore do nosso país, pois ele retrata a história da nossa nação. O folclore é tudo, lendas, fatos, curiosidades, comidas. E nossas crianças estão aprendendo isso em sala de aula e trazendo para a comunidade?, destaca Gabriel.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DAS APRESENTAÇÕES.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).