Formação continuada - Jornal Cruzeiro do Vale

Formação continuada

08/12/2009

Um dos grandes desafios da escola no século XXI é respeitar os alunos especiais e promover uma educação inclusiva. Para colocar ainda mais em prática este preceito na rede municipal de ensino de Ilhota, as educadoras Célia Regina Merlini, Elizete Wippel Minuzzi, Josilene Wippel e Ana Maria Spelber participaram de 30 de novembro a 04 de dezembro do curso de formação de gestores e educadores "Educação inclusiva: direito à diversidade", em Blumenau.
   Na programação constavam palestras sobre a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva, atendimento educacional especializado de surdez, de deficiência mental/intelectual e visual. Segundo uma das participantes, Célia Regina Merlini, que trabalha na secretaria de educação, o encontro serviu para tirar muitas dúvidas quanto à educação inclusiva. "A partir do próximo ano, todas as pessoas com deficiência terão que ficar meio período na escola regular. Sendo assim, teremos que capacitar professores e adequar espaços para bem atender a esta demanda".
   Célia conta que o município já possui uma sala adaptada na escola Domingos José Machado, no bairro Ilhotinha. No local há uma rampa de acesso, uma barra próxima às carteiras, dentre outras melhorias. "Estamos lutando para conseguir mais verbas junto ao Ministério da Educação (MEC), o que nos ajudará a promover uma educação cada vez mais inclusiva", finalizou.

evento3MD.jpgevento2MD.jpg

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.