Os pedestres que trafegam pela rua Coronel Aristiliano Ramos tem agora a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de Gaspar. Em uma iniciativa do Foto Clube Gaspar, com apoio da prefeitura, um painel e um outdoor instalados em frente à Praça Getúlio Vargas trazem fotos e informações históricas, que são de pouco conhecimento da população gasparense.
O projeto terminou de ser montado na tarde desta quinta-feira, 17, e já pode ser observado por todos que passam pelo local e tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a cidade em que vivem.
Esta ideia é parte de um projeto ainda maior, conforme explica o presidente do Foto Clube Gaspar, Luiz Eduardo Schramm. ?Em seis anos de pesquisa, com este projeto chamado ?Álbum de Família para pesquisa e educação?, tivemos a oportunidade de identificar e coletar imagens como estas que estão expostas?. Os integrantes do Foto Clube resolveram então reunir estes materiais e traduzir a emancipação política de Gaspar para fotos e textos. Leda Baptista, pesquisadora, é uma destas integrantes e dispõe de informações históricas da cidade que agora estão compartilhadas com o público neste novo formato.
Luiz conta que o grupo tinha a ideia de levar o conhecimento adiante, tornando-o acessível a toda a população. ?Queríamos um espaço público, sem restrições, em que as pessoas podem desfrutar da informação 24 horas por dia. Pode parecer estranho fazer uma exposição fotográfica ao ar livre, mas a composição dos materiais e a tecnologia nos permitem inovar neste ponto?. Luiz explica que o outdoor tem a intenção de parecer com uma parede em que são expostas fotos de autoridades municipais, enquanto o painel que fica embaixo tem a intenção de se parecer com um álbum de fotografias.
O projeto da exposição se divide em duas etapas, de acordo com Luiz. Nesta primeira, são exibidos registros fotográficos históricos relacionados à emancipação política de Gaspar. Na segunda parte, este tema sai de pauta e entram os registros ligados ao centenário da Freguesia São Pedro Apóstolo. As imagens das duas partes do projeto são de vários autores e foram coletadas por membros de Foto Clube Gaspar. Luiz afirma que todos os membros participaram, alguns cuidaram da digitalização das fotografias, outros da coleta e identificação das imagens e outros ainda, das informações históricas e parte escrita. Desta forma o clube trouxe importantes informações para o alcance de todos os moradores do município.
edição 1275
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).