Fraldas geriátricas chegam ao programa Aqui tem Farmácia Popular - Jornal Cruzeiro do Vale

Fraldas geriátricas chegam ao programa Aqui tem Farmácia Popular

25/10/2010

fotopg10abreMD.jpgOs idosos e portadores de necessidades especiais de Gaspar que fazem uso da fralda geriátrica para adultos poderão comprar o material mais barato a partir dos próximos dias. Uma ampliação do programa Aqui Tem Farmácia Popular incluiu as fraldas geriátricas nos itens vendidos por um preço mais barato nas farmácias que possuem convênio como programa do Governo Federal.

A expectativa é de que as fraldas cheguem às três farmácias vinculadas ao programa federal em Gaspar nos próximos dias. Clayton C.P.R. Carodoso, gerente da Farmácia Santa Isabel, acredita que a inclusão das fraldas geriátricas além de beneficiar a população, trará ainda mais divulgação ao programa, que oferece muitos outros medicamentos com até 90% de descontos para a comunidade. Além da Farmácia Santa Isabel, as farmácias Sesi e Catarinense também integram o programa Farmácia Popular.

A inclusão das fraldas geriátricas foi autorizada em portaria publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 21. Além das fraldas, outros nove medicamentos indicados para o tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de mais um tipo de anti-hipertensivo, também foram incluídos no programa.

Os 13.152 estabelecimentos conveniados ao Aqui Tem Farmácia Popular, em 2.336 municípios, já ofereciam medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e gripe, além de anticoncepcionais. Todos eles também são distribuídos gratuitamente nas chamadas ?farmácias básicas? do Sistema Único de Saúde para quem se consulta pelo SUS.

?Esta medida terá, com certeza, um gigantesco impacto do ponto de vista do acesso para muitas famílias brasileiras a esses medicamentos, que, lembro, continuam a ser distribuídos para o conjunto da população brasileira sem condições financeiras de adquiri-los. Esta estratégia em nada impacta a distribuição gratuita na rede SUS?, lembra o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Para ter acesso aos medicamentos e produtos oferecidos nas unidades conveniadas ao programa é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica.



O programa Aqui Tem Farmácia Popular foi originalmente criado em 2004 como Farmácia Popular do Brasil para oferecer à população mais uma forma de obtenção de medicamentos. Em 2006, a estratégia foi estendida à rede privada de farmácias e drogarias (Aqui Tem Farmácia Popular).

O investimento do Ministério da Saúde na ampliação da lista de medicamentos e produtos oferecidos pelo Aqui Tem Farmácia Popular chegam a R$ 267 milhões.

Os novos produtos para o elenco do Aqui Tem Farmácia Popular foram definidos a partir de levantamentos sobre as doenças com maior número de prescrições na rede de saúde (pública e privada), como asma e rinite. Medicamentos para osteoporose, Parkinson e glaucoma, como também as fraldas para incontinência urinária, foram incluídos como forma de ampliar o acesso ao tratamento de problemas que afetam principalmente os idosos.


Fraldas

A oferta de fraldas geriátricas nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular deve beneficiar, por mês, cerca de 40 mil brasileiros. ?Eles agora vão se beneficiar do programa. Chamo a atenção que as fraldas passam a custar para o paciente 0,71 centavos de real?, observa o ministro Temporão.

Do total de recursos que serão investidos na ampliação do programa, R$ 38,8 milhões serão destinados ao financiamento desse produto, geralmente utilizado por pessoas com idade a partir de 60 anos e que sofrem de incontinência urinária. A dificuldade de controle urinário e de esfíncteres atinge de 8% a 34% desta faixa da população, dependendo da avaliação médica. As causas da incontinência urinária ou fecal estão relacionadas a problemas como obesidade, fumo, infecções, uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, cirurgia pélvica, entre outros.

Cada usuário do Aqui Tem Farmácia Popular poderá adquirir até 40 fraldas geriátricas a cada dez dias. No caso do idoso ser considerado incapaz, o representante legal pode fazer a retirada do produto. ?Isso vai trazer uma gigantesca economia para essas famílias que hoje ficam na dependência de utilizar seu próprio orçamento ou, eventualmente, até doações?, acrescenta o ministro.


Novos medicamentos incluídos na lista


Indicação - Medicamento
Hipertensão - Losartana Potássica 50 mg
Asma - Sulfato de Salbutamol 5 mg/ml - Solução Inalação
Asma - Sulfato de Salbutamol 100 mcg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Asma - Brometo de Ipratrópio 0,25 mg/ml - Administração pulmonar, solução para inalação
Asma - Brometo de Ipratrópio 0,02 mg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Asma - Dipropionato de Beclometasona 50 mcg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Asma - Dipropionato de Beclometasona 200 mcg/cápsula - Administração pulmonar, cápsulas inalantes
Asma - Dipropionato de Beclometasona 200 mcg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Asma - Dipropionato de Beclometasona 250 mcg/dose - Administração pulmonar, inalador doseado
Rinite - Budesonida 50 mcg/dose - Adminsitração tópica nasal doseada
Rinite - Budesonida 32 mcg/dose - Adminsitração tópica nasal doseada
Parkinson     - Carbidopa 25 mg + Levodopa 250 mg
Parkinson - Cloridrato de Benserazida  25 mg + Levodopa 100 mg
Osteoporose - Alendronato de Sódio 70 mg
Glaucoma - Maleato de Timolol 0,25% - Solução Oftalmológica
Glaucoma - Maleato de Timolol 0,50% - Solução Oftalmológica

edição 1241

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.