Depois de passar três anos trabalhando na Paróquia São Pedro Apóstolo, os freis Geraldo Frieberg e Florival Mariano, se despedem da comunidade gasparense e partem para novos desafios em suas vidas religiosas. A saída dos frades franciscanos foi anunciada durante o Congresso Capitular, que reuniu os líderes franciscanos de todo o país em meados de novembro, em São Paulo.
Para dar continuidade aos trabalhos da paróquia, Gaspar vai receber três novos freis: José Bertoldi, Jairson José Kienen, e Marcos Holmann. As mudanças devem ocorrer em janeiro do próximo ano. Os novos líderes religiosos vão trabalhar ao lado dos freis Germano gesser e Elzeário Schmitt, que permanecem trabalhando em Gaspar.
Para Frei Geraldo Frieberg, os três anos de trabalho junto à comunidade gasparense foram muito proveitosos. "Gaspar tem famílias bastante envolvidas com a igreja, que ajudam a manter as estruturas. Porém, é preciso conquistar mais envolvimento da comunidade, e a despertar a importância da contribuição através do dízimo", analisa o franciscano, que acredita ser este o desafio deixado para os novos religiosos.
Frei Florival Mariano conta que vai levar boas da cidade. "Aqui em Gaspar eu aprendi a reconhecer o significado da Palavra "Coragem". Esse foi o meu lema e junto dele "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" (Fernando Pessoa). Coragem porque tudo o que está para ser feito em favor do bem comum, seja a mínima tarefa, exige coragem e disciplina. A coragem foi o que me sustentou na hora de realizar as pequenas coisas neste ministério do anuncio, as celebrações, as festas, as visitas, os retiros, os encontros de formação, a presença. E o valer à pena? Tudo que se faz sem amor e por obrigação de fazê-lo não tem valor diante de Deus e das pessoas. É preciso amar e amar sem medo inclusive os erros cometidos por ter tentado ser melhor. Vim para Gaspar par servir e no servir fui servido", reflete o frei.
Apesar de já anunciadas, as mudanças ainda podem sofrer alterações, conforme explica frei Geraldo. "Entre os dias 14 a 18 de dezembro teremos um novo encontro da ldierança Franciscana, onde vamos confirmar as mudanças indicadas para todas as paróquias brasileiras", alerta.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).