O prefeito Pedro Celso Zuchi assinou na tarde desta quinta-feira, 1º, contrato para a instalação do software Siaci - Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno, um sistema instantâneo de apoio à transparência e à gestão pública, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina.
Além do prefeito, participaram da cerimônia o deputado federal Cláudio Vignatti, a vice-prefeita Mariluce Deschamps Rosa, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Roberto Herbst, e o diretor administrativo e financeiro do Ciasc, Alfredo Kleper.
Destinado para o uso em órgãos públicos, como prefeituras, câmaras municipais, empresas públicas, sociedades de economia mista e órgãos do governo, o Siaci permite, por exemplo, que a Prefeitura tenha conhecimento de todos os atos no momento em que eles acontecem. Essa informação será fornecida através do layout de outro sistema já amplamente utilizado no Estado, o e-Sfinge, ferramenta do TCE que colhe todas as informações contábeis, financeiras, de recursos humanos, de licitações, entre outras, e emitindo avaliações e relatórios bimestrais para os municípios.
Com a implantação do Siaci a prefeitura poderá ter uma visão de todos os atos no dia em que estes acontecem, utilizando as informações constantes do layout do e-Sfinge, sem duplicidade ou divergência de informações, podendo, ainda, fazer uma comparação dos números considerando 3 anos consecutivos. O Siaci permite maior transparência na gestão pública, além de facilitar a liberação de informações para o cidadão, o que possibilita um maior controle público dos dados.
Além de Gaspar, o sistema já está em operação nas prefeituras dos municípios de Joinville, Blumenau, Itajaí e nas câmaras municipais de Florianópolis, Biguaçu, Joinville, Xanxerê e Blumenau.
Informações
O Siaci é fruto de seis anos de estudos e pesquisas e, antes de entrar em uso, passou por um período de dois anos de teste nas prefeituras e câmaras de Joinville e Blumenau. A necessidade do produto foi reforçada pela Lei Complementar nº 131, de 27/05/2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. "O Siaci foi desenvolvido e será mantido pelo Ciasc e pelo TCE/GCLH, o que dará à Prefeitura maior segurança em todas as suas ações baseadas nas informações contidas no banco de dados", completa o diretor administrativo e financeiro do Ciasc, Alfredo Kleper.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).