A Praça Getúlio Vargas, no Centro de Gaspar, recebeu nesta quinta-feira, dia 8 de maio, uma cerimônia que celebrou aos 80 do fim da Segunda Guerra Mundial. Foram homenageados os soldados gasparenses que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O Dia da Vitória é celebrado em 8 de maio, dia em que foi oficialmente anunciado o fim do conflito, em 1945, marcando um novo capítulo na vida dos soldados brasileiros. A data relembra a participação de 40 soldados de Gaspar na Segunda Guerra Mundial. Desses, 20 foram enviados para a Europa e 20 permaneceram em prontidão, protegendo a costa de Santa Catarina. O Brasil foi o único país da América Latina a enviar tropas para combater na guerra.
Dona Lizete Berti, filha de Albelino Alberto Schmitt, soldado que atuou em prontidão durante a guerra, disse que o pai foi um herói e lamentou que ele não estivesse mais vivo para receber essa homenagem. “Ele contava muitas histórias daquele tempo. Acredito que foram momentos tristes e felizes. Por isso, todo ano precisamos valorizar essa data, pois ela é muito importante para todos os filhos de Gaspar”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).