Atenção, comunidade gasparense! Nesta segunda-feira, 10 de maio, a Secretaria de Saúde promove mais um grande dia de vacinação contra o coronavírus. O procedimento será dividido em turnos. Durante a manhã, o drive thru aplica a segunda dose da Coronavac. À tarde, acontece a aplicação da primeira dose em pessoas com deficiência permanente e com comorbidades, na faixa etária dos 55 aos 59 anos.
Como forma de organização, a vacina continua sendo aplicada de forma escalonada pelo mês de aniversário. Nascidos em janeiro, fevereiro e março devem comparecer ao Centro de Vacinação a partir das 8h. Quem nasceu em abril, maio e junho, às 9h; julho, agosto e setembro às 10h; e outubro, novembro e dezembro às 11h. Com início previsto para 13h, devido à baixa adesão da última sexta-feira, dia 7, o público alvo foi ampliado.
Portanto, vão poder ser imunizados com a primeira dose da AstraZeneca: pessoas com sindrome de down e com deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada (ambos acima de 18 anos); pessoas com deficiência permanente entre 55 e 59 anos; grávidas e puérperas com comorbidades; e pessoas com alguma das 22 comorbidades que se enquadram no público alvo com 55 anos ou mais.
Vale lembrar que nesta fase é indispensável a apresentação de documento que comprove a doença, mesmo que ela seja aparente. Além disso, segue necessário levar documento de identidade com foto e CPF, além do comprovante de residência. Portanto, fique atento (a) à lista de comorbidades que fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal:
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial resistente (HAR);
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndrome coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardites e Pericardiopatias;
- Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto;
- Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de down;
- Cirrose hepática.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).