Um dos trechos do lote 2 que interliga as cidades de Gaspar e Ilhota poderá ser concluído, possivelmente, ainda neste ano. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit, os primeiros quilômetros que serão duplicados são localizados entre este trecho. ?A informação correta é que o lote 2, entre Gaspar e Ilhota, será o mais ágil em nossa duplicação, pois é o menos urbano dos lotes, porém isso não garante que os primeiros trechos duplicados saiam em 2015. Estamos trabalhando com frentes esparsas de trabalho neste lote, e a previsão é que haja um segmento duplicado, mas depende de condições climáticas e de fatores de desapropriação?, afirma o engenheiro do Dnit, Huri Alexandre.
Ainda de acordo com o engenheiro, sem o cronograma atualizado não há como cravar quais serão os primeiros quilômetros duplicados. ?Os trabalhos no lote 2 entre Ilhota e Gaspar foram recomeçados no dia 5 de janeiro. A obra, no momento, está na etapa de terraplanagem da pista em duplicação entre Ilhota e o trevo de acesso a Gaspar, demarcação e extração de areia?, informa Huri.
Desapropriações
De acordo com Huri, as desapropriações dos lotes 3 e 4 estão agendadas para começar entre março e abril, pois dependem da liberação de recursos financeiros e ação de visitas da Justiça aos lugares que serão desapropriados. Os quatro lotes de duplicação da BR-470 somam 73 quilômetros. ?O primeiro mutirão de conciliação deve acontecer mesmo entre março e abril, mas precisa ser agendado pela Justiça Federal?, observa.
O órgão esclarece que devido a um acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em razão do aumento no fluxo de veículos nas rodovias no final de ano e início de temporada, as empresas paralisaram as obras entre 20 de dezembro a 5 de janeiro.
Confira o andamento em casa lote
Lote 1 ? Navegantes a Luís Alves/divisa com Ilhota
Segmento: Km 0 ao Km 18,6 - Extensão: 18,6 Km
Principais intervenções: 4 viadutos e 2 pontes
Situação: A obra está a cargo do consórcio Azza/Sogel. Em todo o trecho estão em andamento serviços de terraplenagem e drenagem. De acordo com proprietários, novas frentes de obras estão sendo abertas.
Lote 2 ? Ilhota a Gaspar
Segmento: Km 18,6 ao Km 44,9 - Extensão: 26,3 km
Principais intervenções: 9 viadutos e 3 pontes
Situação: Consórcio Ivaí/Setep, também estão sendo executados serviços de terraplenagem e drenagem.
Lote 3 ? Gaspar a Blumenau
Segmento: Km 44,9 ao Km 57,8 - Extensão: 12,9 km
Principais intervenções: 8 viadutos e 2 pontes
Situação: A empresa Sulcatarinense vai retomar os trabalhos no próximo dia 21 de janeiro, em razão de férias coletivas concedidas aos trabalhadores e, nas últimas semanas, em razão da incidência de chuvas. Prazo de conclusão de 4 anos após início efetivo das obras. O cronograma é adequado às desapropriações.
Lote 4 ? Blumenau a Indaial
Segmento: Km 57,8 ao Km 73,2 - Extensão: 15,4 km
Principais intervenções: 7 viadutos e 2 pontes
Situação: Assim como o lote 3, também tem prazo de 4 anos para a conclusão da obra após o início efetivo das mesmas, e frentes de obra dependem dos processos de desapropriação.
Edição 1653
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).